MT Labs

Como manter suas criptomoedas seguras?

11 out 2021, 8:50 - atualizado em 11 out 2021, 8:50
(Imagem: Ripio)

Muitos investidores se questionam se o mercado cripto é seguro e confiável. Antes mesmo de ter esta resposta, desistir da ideia de entrar para o mundo dos criptoativos se torna a opção de muitos. 

Este texto tem o objetivo de ensinar a você, investidor, maneiras de proteger suas criptomoedas.

Se você quer investir em cripto, é crucial cuidar de seus ativos para que eles permaneçam em segurança. Para isso, um dos primeiros passos é criar uma carteira de criptomoedas e seguir algumas dicas valiosas para manter seus ativos digitais à salvo.

O que é uma wallet e como ela mantém as moedas digitais seguras?

Uma carteira de criptomoedas, também conhecida pelo nome em inglês wallet, possui um estoque de variadas moedas digitais e é responsável por enviar e receber criptoativos por meio de transações. 

Nessas carteiras, é possível operar a todo momento, de forma direta e com rápido credenciamento, dando ao investidor uma certa mobilidade de realizar transferências dentro da blockchain.

Ao armazenar seus ativos em carteiras de criptomoedas você garante uma maior segurança e ainda pode selecionar o tipo de carteira que se adequa à utilidade que você dará aos seus criptoativos e ao seu perfil de usuário.

Quais são as carteiras de criptomoedas disponíveis?

(Imagem: Ripio)

Apesar da segurança das wallets, uma estratégia é não armazenar todas as suas moedas digitais em um só lugar. Uma divisão recomendada para seus ativos é entre as hot e cold wallets

As hot wallets são carteiras para acesso direto, conectadas com a internet. Usualmente, elas são de fácil acesso e configuração, sendo opção de muitos iniciantes e daqueles com saldo menor em moedas digitais. 

Já as cold wallets armazenam as criptomoedas de maneira offline e a conexão com a internet pode ser feita ao enviar ou receber novas transações.

As hot wallets, apesar da facilidade de uso, são consideradas menos seguras do que as cold wallets, pois estas são desconectadas. 

Mas isso não significa que a primeira não garante a segurança dos seus ativos. A hot wallet oferecida pela Ripio — uma plataforma que facilita a compra e venda de criptomoedas com ferramentas e informação —, por exemplo, oferece três camadas de segurança e duplo fator de autenticação.

Uma dica muito importante é manter um valor para despesas rotineiras em uma hot wallet e guardar valores mais altos em uma cold wallet.

Dentre os principais tipos de wallet estão:

  • Carteiras de Hardware (Hardware wallet): um tipo de carteira muito parecida com um pendrive que reduz as chances de seus fundos ficarem comprometidos;
  • Carteira de papel (Paper Wallet): carteiras construídas pela impressão da chave privada e endereços públicos;
  • Carteiras online (Web Wallets): carteiras que utilizam o serviço de uma empresa, a qual será responsável pela segurança das moedas;
  • Carteiras para computador (Desktop wallets): carteiras instaladas em um computador que armazenam as chaves no disco rígido;
  • Carteiras para celulares (Mobile wallets): carteira móvel que funciona como um aplicativo de celular e facilita as transações com seus ativos, ideal para o uso no dia a dia.

Para um iniciante no mercado cripto, enquanto aprende a forma correta de armazenar e manter sua segurança, guardar seus ativos em uma plataforma pode ser o caminho mais seguro. Dependendo do montante e objetivo, manter na plataforma pode também ser vantajoso ponderando o custo de oportunidade.

E para selecionar uma plataforma de confiança é muito importante pesquisar sua reputação, verificar a liquidez e o volume negociado nos principais ativos. Para maior acertividade, tenha definido também sua estratégia de investimento e os ativos em que está interessado.

A Ripio possui uma carteira online moderna e de fácil uso. Por ser centralizada, ela é muito interessante para iniciantes, uma vez que conseguem se expor ao mercado sem assumir os riscos da custódia.

Quer saber mais sobre o mundo cripto? Conheça a Launchpad da Ripio, uma fonte segura para que os investidores possam se educar sobre criptomoedas e blockchain, e acesse o aplicativo da plataforma, disponível para iOS e Android.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin