Setor Aéreo

Classe executiva de aviões terá assentos com barreira anti-Covid

16 fev 2022, 20:54 - atualizado em 16 fev 2022, 20:54
Setor Aereo
As companhias aéreas que retomaram os serviços após o pico da pandemia viram uma demanda crescente por assentos em cabines premium (Imagem: Reuters/Sam Wolfe)

A próxima geração de assentos da classe executiva de aviões virá com portas e paredes divisórias, ajudando os passageiros preocupados com o coronavírus a se protegerem de outros viajantes.

O novo assento, que o fabricante Recaro Aircraft Seating GmbH lançará em junho, também dará aos passageiros mais espaço para ombros e pernas, disse o CEO Mark Hiller em entrevista ao Singapore Airshow.

Com a porta fechada e a parede estendida, o assento torna-se efetivamente uma cabine fechada.

Hiller disse que a pandemia acelerou a preferência entre companhias aéreas e passageiros por assentos que proporcionem maior isolamento.

Mesmo o mais novo assento econômico premium da Recaro tenta atingir esse objetivo com um apoio de cabeça que a envolve mais, segundo ele.

“O desafio é realmente projetar algo que lhe dê privacidade, mas não crie uma sensação claustrofóbica”, disse Hiller.

A Recaro, que tem Emirates, Air France-KLM e Cebu Pacific entre clientes, já recebeu pedidos para o novo assento da classe executiva, que custa mais de 100.000 euros (US$ 113.000) cada, disse Hiller.

A montagem da porta, que é feita de fibra de carbono no padrão honeycomb, representou um desafio porque acrescentou peso e deve abrir mesmo após um pouso forçado, disse Hiller. Foi aprovada pelos reguladores dos EUA e da Europa, disse ele.

As companhias aéreas que retomaram os serviços após o pico da pandemia viram uma demanda crescente por assentos em cabines premium, onde os passageiros ficam menos aglomerados.

Isso levou as empresas a focar mais nessas seções, que normalmente são mais lucrativas.

Hiller disse que a diferença de conforto entre as classes econômica e premium está aumentando.

“Há uma polarização”, disse Hiller. “As pessoas querem ir de A a B pelo menor preço ou querem algo extraordinário.”

Os assentos mais baratos estão ficando mais simples e algumas companhias aéreas estão pedindo à Recaro para entregá-los sem sistemas de entretenimento a bordo para economizar espaço e peso, segundo ele.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.