Companhias Aéreas

Companhias aéreas passam a cobrar prioridade para entrada na aeronave; entenda impacto nas malas de mão

21 maio 2023, 15:49 - atualizado em 21 maio 2023, 15:49
Companhias aéreas
Companhias aéreas oferecem formas de passageiro garantir bagagem de mão na aeronave (Imagem: Reuters/Roosevelt Cassio)

Quem pega voos conhece o processo de chamada por grupos para embarque no avião e organização das malas de mão dentro da aeronave.

Ainda, conhece as chamadas pedindo para despachar a bagagem, quando o espaço já foi todo ocupado pelos primeiros grupos. Isso porque, apesar de cada passageiro ter direito a uma mala de mão de até 10 kg sem custo extra, em situações de segurança e excesso de peso, as companhias aéreas podem solicitar o despacho.

Neste cenário, companhias aéreas estão cobrando agora uma nova taxa para dar prioridade de embarque e, consequentemente, garantir que a bagagem de mão não seja despachada, conforme noticiou o jornal O Globo.

No caso da Latam, a cobrança é para ter acesso ao terceiro grupo de embarque, ou seja, logo após os preferenciais sem custo adicional, sendo assim, o passageiro consegue “furar fila” e garantir o espaço para a bagagem na aeronave.

“Ao adquirir esse produto, você terá prioridade no embarque e poderá entrar no grupo 3 de 6, garantindo acesso prioritário aos compartimentos superiores da aeronave para guardar sua bagagem de mão”, afirmou a empresa em comunicado.

Já a Gol oferece prioridade na acomodação de bagagem de mão em um compartimento exclusivo para clientes com assentos GOL+ Conforto em voos domésticos e clientes da classe GOL Premium Economy em voos internacionais operados pela companhia.

Vale destacar que acompanhantes de crianças menores de dois anos, serviço de menor desacompanhado, gestantes, idosos e pessoas com deficiência ou necessidades especiais compõem os primeiros grupos (prioritários), sem necessidade de taxa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Companhias aéreas podem fazer essa cobrança?

Conforme o Código de Defesa do Consumidor e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não há obrigatoriedade os consumidores comprarem serviços extras com a passagem aérea.

No entanto, é aplicável o ponto de que as companhias podem solicitar o despacho em caso de segurança ou excesso de capacidade da aeronave.

A Anac pontua ainda que as empresas podem oferecer serviços opcionais, como o caso do despacho de malas maiores. A passagem aérea engloba o custo do transporte aéreo, tarifas aeroportuárias e valores devidos ao governo.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.