CryptoTimes

Gestora Bitwise anuncia listagem de seu fundo de índice cripto em mercados de balcão

09 dez 2020, 10:28 - atualizado em 29 mar 2021, 14:53
Bitwise chegou tarde para a “corrida” dos fundos cripto, mas esperou o momento certo para apresentar seus serviços (Imagem: Crypto Times)

A gestora de criptoativos Bitwise listou as ações de seu fundo de índice em mercados de balcão (OTC, na sigla em inglês), tornando-os negociáveis por meio de contas tradicionais de corretagem.

Até agora, o Bitwise 10 Crypto Index Fund estava disponível por meio de investimento privado a um valor líquido de ativo. Agora, o fundo está listado na OTCQX, mercado fornecido pelo OTC Markets Group, que tornará suas ações negociáveis em bolsa.

Bitwise parece ter chegado atrasada à festa. Há tempos os fundos de sua adversária Grayscale estão disponíveis em mercados de OTC.

Você conhece os fundos
de investimento cripto da Grayscale?

Quando The Block perguntou o porquê do atraso, Matthew Hougan, líder global de pesquisa da gestora, disse que seus clientes principais estão “começando a alocar em cripto, de forma significativa, só agora”.

Os clientes principais da Bitwise são consultores financeiros e profissionais de investimento. Hougan disse que esses clientes acharam complicado o método de investimento privado, envolvendo credenciamento, assinaturas e transferências.

“Estava tornando as coisas extremamente difíceis, principalmente àqueles que desejavam alocar 2% em todos seus 100 clientes… Ouvimos nossos clientes. Passamos um ano trabalhando com reguladores para fazer isso acontecer.”

As ações do fundo de índice serão listadas com o ticker BITW e estarão disponíveis para investidores por meio de contas tradicionais de corretagem, como Fidelity, Charles Schwab, E*Trade e TD Ameritrade.

Por BITW rastrear o Bitwise 10 Large Cap Crypto Index, dará aos investidores exposição aos dez principais criptoativos.

Em 30 de novembro, o fundo detinha aproximadamente 75% em bitcoin e 13% em ether, em que os 12% restantes estavam alocados em XRP, litecoin, chainlink, tezos e outras criptomoedas.

Liquidez, custódia e outros riscos são rastreados nos constituintes do índice e rebalanceados mensalmente.

“Fundos de índice se tornaram a forma principal de investidores obterem exposição ao mercado de ações e achamos que isso também acontecerá com cripto”, disse Hougan.

Grayscale também fornece um fundo similar a um índice, chamado Digital Large Cap Fund (GLDC). Quando perguntado por que esse fundo é diferente do BITW, Hougan disse: “GLDC não é um fundo de índice. Possui uma cesta de cinco criptoativos, mas não rastreia um índice”.

Ele continuou a explicar que BITW é mais barato, com uma taxa de administração de 2,5% vs. 3% da GLDC, e é um valor mobiliário americano vs. valor mobiliário estrangeiro. “BITW é um truste americano enquanto GDLC é das Ilhas Cayman.”

Grayscale é a principal gestora de criptoativos do mercado, com mais de US$ 12 bilhões de ativos sob gestão (AUM). O AUM total da Bitwise está acima de US$ 100 milhões.

Quando perguntado sobre os planos da Bitwise em aumentar seu AUM, Hougan disse que a empresa continuará educando consultores financeiros e outros profissionais de investimento sobre cripto e seus fundos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.