ImóvelTimes

Cury (CURY3): “Nos resguardamos contra inflação”, diz CEO, sobre lucro 21,5% maior no 1T22

10 maio 2022, 18:14 - atualizado em 10 maio 2022, 18:37
Construção Cury
Cury tem receita líquida de R$ 447,4 milhões no primeiro trimestre de 2022. (Imagem: Pixabay/phooto)

A Cury Construtora (CURY3) encerrou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 63,3 milhões, o que representa alta de 21,5% ante mesmo período de 2021, informou a companhia nesta terça-feira (10).

No trimestre, a construtora bateu recorde de vendas líquidas, reportando R$ 753,4 milhões, avanço de 27,6% sobre igual período do ano passado.

Por sua vez, a receita líquida foi de R$ 447,4 milhões, alta de 31,9%. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização — Ebitda, na sigla em inglês — foi de R$ 79,1 milhões, elevação de 23,6%.

Mesmo com a inflação no custo da construção, que acumula alta de 11,54% nos últimos 12 meses, a companhia conservou a margem bruta, que alcançou 37,1% no primeiro trimestre — 1,6 ponto percentual acima do registrado no calendário anterior.

Enquanto que a margem líquida consolidada foi de 14,2% ante 15,4%.

Estratégia protege Cury da inflação

O CEO da construtora, Fábio Cury, esclarece que a manutenção das margens foi possível graças à estratégia de focar os lançamentos nas faixas mais altas do programa Casa Verde e Amarela, e também em unidades acima do programa.

Hoje, cerca de 30% dos lançamentos da companhia ultrapassam o teto de R$ 264 mil estabelecido pelo Casa Verde e Amarela. “Esse mix de produtos permite subirmos a tabela, o que nos resguarda contra a inflação”, diz Cury.

A estratégia estabelecida pela construtora pode ser observada no crescimento do preço médio de vendas no primeiro trimestre, que atingiu R$ 230,2 mil, aumento de 12,5%.

“Nossos clientes continuam com acesso a taxas de juros atrativas, como no programa Casa Verde Amarela e SBPE, que não sofreram impacto monetário do Banco Central”, aponta o CEO.

Com isso, os lançamentos da construtora permaneceram com uma boa velocidade de vendas trimestral líquida, medida pelo indicador de vendas sobre oferta (VSO), que foi de 41,4% contra 43,5%.

Nos últimos 12 meses, a VSO foi de 71,9%, 3 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo período de 2021.

Geração de caixa

No primeiro trimestre de 2022, a Cury Construtora apresentou caixa operacional positivo de R$ 17,6 milhões — 111,5% acima do saldo registrado no mesmo período do ano anterior.

Além disso, nos últimos doze meses, a geração de caixa foi de R$ 246,7 milhões.

Por sua vez, o valor geral de vendas (VGV) repassado no trimestre cresceu 79,3% comparado com o mesmo período de 2021. Já as unidades repassadas saíram de 1,5 mil para 2,4 mil, uma alta de 60,3%.

Lançamentos

Nos primeiros três meses deste ano, a Cury lançou cinco empreendimentos, sendo três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.

Os projetos totalizaram um VGV de R$ 781,2 milhões — aumento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na capital carioca, por exemplo, a construtora apresentou um empreendimento na avenida Presidente Vargas, que, pela primeira vez em 77 anos, contará com um projeto residencial.

São 360 unidades, com preço médio de R$ 360 mil, ou seja, acima do programa Casa Verde e Amarela.

Receba as principais notícias de Fundos Imobiliários e Imóveis

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Fundos Imobiliários e Imóveis do Money Times e receba, toda sexta-feira, uma seleção das principais notícias do setor. Tenha as melhores dicas para comprar imóveis para morar ou investir. Confira a opinião dos melhores analistas do país sobre os fundos imobiliários do momento, sua rentabilidade e recomendações. Clique aqui para se cadastrar.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.