AgroTimes

EUA e China podem ajudar na trégua da inflação do óleo de soja e do biodiesel

25 maio 2022, 14:11 - atualizado em 25 maio 2022, 14:22
Oleo de Soja
Óleo de soja tende a cair se mantido os dados da safra dos EUA em bom ritmo (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

O óleo de soja dá sinais de entrar em fase de acomodamento na inflação, e, se não houver revertério vindo da geopolítica ou dos mercados financeiros, nas próximas semanas o litro pode recuar nas gôndolas e nos tanques dos caminhões.

O que ajudará a dona de casa a pagar menos dos R$ 10 o litro, média de hoje para algumas marcas, e o caminhoneiro pagar menos pelo diesel com o biodiesel mais baixo, é a safra de soja nos Estados Unidos e a demanda chinesa. O biodiesel, por sinal, está na agenda do Câmara sobre redução do ICMS para biocombustíveis.

Os agentes do mercado têm que aceitarem repassar a queda que pode se consolidar.

Vlamir Brandalizze, em análise para Money Times, destaca a aceleração do plantio da soja americana, que ganha ritmo e com clima melhor, e a China fora das compras. E anula a insegurança que a política da Indonésia, em relação às exportações do óleo de palma, vinha gerando.

A tonelada no Brasil está caindo da média de R$ 9,1 mil e a libra-peso, na cotação de Chicago, carrega o quarto dia de desvalorização.

Nesta quarta (25), às14h10 (Brasília), cede 1,80%, a 0,7848 c/lp, no vencimento julho.

 

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.