Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Central da Suécia começa a testar sua criptomoeda, e-krona

24/02/2020 - 9:36
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Agora a Suécia é a mais nova entrante no mundo das CBDCs (Imagem: Freepik/jannoon028)

Em um comunicado de imprensa emitido na última quinta-feira, 20, Sveriges Riksbank, Banco Central da Suécia, anunciou que começou a testar e-krona, sua moeda digital.

E-krona, criada para ser um complemento ao dinheiro em espécie, permitirá que usuários realizem pagamentos, depósitos e saques em um aplicativo de celular.

Envolverá um processo de dois níveis, em que o banco central irá emitir e-krona primeiro para participantes (bancos) para, em seguida, esses participantes distribuírem a criptomoeda para usuários finais.

O banco central está trabalhando com Accenture, a gigante de serviços de consultoria, no projeto-piloto, sendo desenvolvido na rede Corda da R3. O projeto será executado até o fim de fevereiro de 2012, com a opção de ser estendido para o desenvolvimento da solução.

É óbvio dizer que, a esse ponto, projetos de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) estão se intensificando. Anúncios de tais projetos vêm surgindo desde o anúncio de lançamento da Libra, em que alguns declararam publicamente que Libra foi uma catálise para que eles agissem.

Agora, a Suécia entra para a corrida de lançamento da primeira CBDC do mundo. A CBDC da China, chamada de “DCEP” (moeda digital/pagamento eletrônico), está prevista para ser lançada este ano.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/02/2020 - 20:32