Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

É um grande momento para investidores de longo prazo colocarem dinheiro nos EUA

30/03/2020 - 12:24
Steven Mnuchin
Espero que, com toda essa liquidez que estamos colocando na economia para enfrentar os próximos meses, quando estivermos prontos, estaremos prontos e a economia voltará a crescer, diz Mnuchin (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que a economia norte-americana terá um “trimestre difícil” devido ao coronavírus, mas que os fundamentos básicos são sólidos e que é um ótimo momento para investidores de longo prazo colocarem dinheiro nos EUA.

Mnuchin disse à Fox Business que as pequenas empresas receberão detalhes nesta segunda-feira sobre onde e como se candidatar a cerca de 350 bilhões de dólares em empréstimos de emergência para alívio de vírus, e que o governo Trump está pronto para pedir mais recursos ao Congresso se o programa atual não for suficiente.

“Espero que, com toda essa liquidez que estamos colocando na economia para enfrentar os próximos meses, quando estivermos prontos, estaremos prontos e a economia voltará a crescer”, afirmou ele.

O presidente dos EUA, Donald Trump, promulgou na sexta-feira um pacote econômico de 2,2 trilhões de dólares — o maior de todos os tempos — para ajudar a compensar a desaceleração causada por grandes paralisações destinadas a conter a pandemia, que infectou 141.136 pessoas e matou 2.471 no país.

A medida inclui 350 bilhões de dólares em empréstimos para pequenas empresas, 500 bilhões para ajudar indústrias afetadas, 290 bilhões para pagamentos de até 3 mil dólares a milhões de famílias, 250 bilhões de dólares para maior auxílio ao desemprego e pelo menos 100 bilhões para hospitais e sistemas de saúde relacionados.

Dólar Moedas
Mnuchin disse que o pacote de resgate de 2,2 trilhões de dólares e outros 4 trilhões em liquidez fornecidos pelo Federal Reserve ajudarão o país a resistir (Imagem: Reuters/Gary Cameron)

Mnuchin disse que o programa para pequenas empresas tem forte apoio bipartidário e está confiante de que o Congresso aprovará mais fundos, se necessário.

Ele também apoiou a ideia de fornecer subsídios de risco para enfermeiros, médicos e outros que estão respondendo à emergência de saúde causada pelo vírus, mas não deu detalhes.

Na segunda-feira, Trump disse que seu governo estava buscando assegurar o pagamento a funcionários da saúde que entraram em contato direto com o vírus.

Mnuchin disse que o pacote de resgate de 2,2 trilhões de dólares e outros 4 trilhões em liquidez fornecidos pelo Federal Reserve ajudarão o país a resistir às próximas oito a 12 semanas.

Por enquanto, disse, os Estados Unidos continuam sendo uma opção atraente para os investidores.

“Os investimentos nos EUA ainda são os melhores do mundo. E para investidores de longo prazo, é um ótimo momento para continuar investindo nos EUA”, disse ele.

(Atualizada às 12h24 – horário de Brasília)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 30/03/2020 - 12:24