Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Partido Liberal-Democrático do Japão propõe emissão de uma criptomoeda

31/01/2020 - 9:57
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
japão bandeira monte fuji
Japão não quer ficar para trás quando a China lançar seu yuan digital (Imagem: Unsplash/@stevendiazphoto)

De acordo com o jornal econômico japonês The Nikkei, o dominante Partido Liberal-Democrático (PLD) do Japão vai reunir indicações no segundo semestre em relação a uma moeda digital emitida pelo estado.

No dia 20 de janeiro, o Banco do Japão anunciou ter criado um grupo para pesquisa em conjunto sobre a emissão de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

Esse anúncio veio em seguida da preparação da China em lançar sua própria criptomoeda nacional. Parece que o PLD está preparando sua própria legislação como uma possível resposta a esse lançamento.

De acordo com o jornal, “o que impulsionou o interesse do PLD (em criptomoedas) foi a proteção de dados pessoais”. Criptomoedas podem ser ligadas a identidades individuais e possuem o risco de infringir a privacidade pessoal.

Além disso, existe a necessidade de medidas antilavagem de dinheiro (AML). Criptomoedas tornam possível o aumento de risco de exposição a ciberataques, além do furto de grandes quantidades de moedas e a criação de moedas falsas.

As medidas do governo japonês estão “detalhadamente ligadas à lei sobre Proteção de Informações Pessoais e ao direito criminal” e parece que o PLD está avançando em preparar uma nova legislação.

O partido “espera que startups e outras organizações desenvolvam e forneçam suporte e treinamento para que a tecnologia de blockchain seja incorporada” em propostas de CBDCs.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/02/2020 - 18:55