Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

PIB da China tem o menor crescimento em 29 anos; reflexo da guerra comercial

17/01/2020 - 8:12
Guerra Comercial
Segundo o governo chinês, a economia expandiu 6,1% em 2019 (Imagem: Reuters/Jason Lee)

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China caiu para o seu mais baixo nível em 29 anos depois de uma disputa comercial de dois anos de duração com os Estados Unidos.

O Escritório Nacional de Estatísticas da China disse hoje (17) que a economia expandiu 6,1% em 2019. Este é o mais baixo nível registrado pela segunda maior economia do mundo desde 1990.

Este ano é crucial para que o Partido Comunista cumpra seu objetivo de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) e a receita na década até 2020, transformando a China em uma nação “moderadamente próspera”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O PIB do quarto trimestre subiu 6,0% sobre o ano anterior, estabilizando ante o terceiro trimestre, embora ainda o mais fraco em quase três décadas. E a produção industrial, investimento e vendas no varejo subiram mais do que o esperado em dezembro.

Na comparação trimestral, o crescimento entre outubro e dezembro foi de 1,5%, mesmo ritmo dos três meses anteriores.

Fontes disseram à Reuters que Pequim planeja determinar uma meta de crescimento mais baixa de cerca de 6% este ano ante 6% a 6,5% do ano passado, contando com maiores gastos em infraestrutura para conter uma desaceleração mais profunda. As metas devem ser anunciadas em março.

A produção industrial cresceu 6,9% em dezembro sobre o ano anterior, ritmo mais forte em nove meses, enquanto as vendas no varejo avançaram 8,0%. O investimento em ativo fixos subiu 5,4% no ano todo.

Com Reuters

Última atualização por Lucas Simões - 17/01/2020 - 8:12