Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rússia não tem planos de aumentar produção de petróleo, diz ministro de Energia

02/04/2020 - 9:45
Alexander Novak
Rússia segue firme com sua decisão, masmo após fim de acordo com a Opep, explica Novak  (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)

A Rússia não tem planos de elevar sua produção de petróleo porque o mercado já está com excesso de oferta, mesmo com o fim de um acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para restringir a oferta, disse o ministro de Energia Alexander Novak à Reuters nesta quinta-feira.

Dados do ministério publicados nesta quinta-feira pela agência Interfax mostraram que a produção de petróleo russa foi de 11,29 milhões de barris por dia em março, estável frente ao mês anterior.

Os preços internacionais do petróleo caíram cerca de 50% desde que a Opep e outros grandes produtores liderados pela Rússia falharam em obter um acordo no mês passado para prorrogar o pacto de corte de oferta.

Mas os preços saltaram mais de 5% nesta quinta-feira, após o presidente norte-americano Donald Trump ter afirmado que espera que russos e sauditas cheguem a um acordo em breve para encerrar a atual guerra de preços entre os países por participação no mercado de petróleo.

O governo russo disse na quarta-feira que o presidente Vladimir Putin não tem planos imediatos de ligar para líderes sauditas para falar sobre o mercado de petróleo, mas acrescentou que essas conversas poderiam acontecer rapidamente se necessário.

Putin pediu que produtores globais de petróleo e consumidores busquem soluções para a situação “desafiadora” do mercado, enquanto Trump disse que o petróleo está mais barato “do que água”, prejudicando a indústria do setor.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 02/04/2020 - 9:45