Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Sanepar ou Sabesp: qual ação escolher?

19/02/2020 - 19:41
Sanepar
“Apesar de a probabilidade de influência ter diminuído, qualquer aumento elevado de tarifas no futuro ainda de gerar alguma volatilidade política”, diz analista (Imagem: Facebook da Sanepar)

As companhias de saneamento de água e esgoto do Paraná e de São Paulo, Sanepar (SAPR11) e Sabesp (SBSP3), sempre figuram na lista de preferidas do setor dos analistas. Mas qual delas escolher para manter uma exposição ao segmento?

Para o Itaú BBA, apesar de o ambiente regulatório do Paraná estar em um processo de aprimoramento, a escolha agora deve ficar com as ações da Sabesp. O analista Marcelo Sá estima um preço-alvo de R$ 119 por unit da Sanepar e mantém a recomendação neutra.

“A atualização incorpora os dois últimos conjuntos de resultados da empresa e a decisão final do tribunal local do estado do Paraná para manter o reajuste tarifário da empresa em 2019 em 12,1% em termos nominais”, mostra um relatório divulgado a clientes nesta quarta-feira (19).

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

O analista explica, contudo, que apesar de a probabilidade de influência política ter diminuído nos processos de ajuste tarifário, qualquer aumento elevado de tarifas no futuro ainda de gerar alguma volatilidade política.

Para ele, a perspectiva política do estado do Paraná muda após este evento pois reduz a percepção de risco dos investidores, e assume que a
estrutura de diferimento tarifário definida em 2017 será totalmente repassada aos clientes.

Nos cálculos do Itaú BBA, a empresa terá um aumento tarifário nominal de 12,2% em maio de 2020. “Diante de uma visão mais construtivista, a análise aponta que que a empresa não terá nenhum corte em sua estrutura de diferimento tarifário daqui para frente”, indica o documento.

“A proposta de recompensa por risco da ação ainda é pior que a da Sabesp”, conclui Sá.

Última atualização por Gustavo Kahil - 19/02/2020 - 19:41