Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Senado aprova Lei das Telecomunicações e Brasil sai da “Era dos Orelhões”

11/09/2019 - 22:27
A lei muda a “lógica dos orelhões” e leva o Brasil para outro patamar, explica a relatora da PL, Daniella Ribeiro (Imagem: TV Câmara)

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (11), em uma votação simbólica, a Lei das Telecomunicações (PLC 79/2016). O relatório da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) que segue à sanção presidencial.

Em discurso no plenário, a parlamentar disse que a lei muda a “lógica dos orelhões” e leva o Brasil para outro patamar.

O projeto de lei trata do novo marco regulatório do setor de telecomunicações, que, entre outras alterações, remove algumas restrições na venda de ativos das operadoras. Ele é visto como fundamental para a execução do plano de recuperação da Oi (OIBR3; OIBR4).

“A nov lei moderniza o antigo arcabouço regulatório do setor de telecomunicações e firma as fundações para uma nova era de desenvolvimento focado em serviços de alta demanda para a população brasileira”, apontam os analistas do BTG Pactual Carlos Sequeira, Bernardo Teixeira e Osni Carfi.

Diferente do contrato de concessão, que exige licitação e não pode ser rompido unilateralmente, a autorização dispensa a concorrência pública, mas pode ser revogada a qualquer tempo pelo poder público. Com o novo texto, as empresas concessionárias poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a mudança de regime. Os prazos remanescentes para uso das faixas do espectro de radiofrequências ficam mantidos.

(Com Agência Senado)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/09/2019 - 22:46

Covid-19 tira China de missão ‘etanoleira’ que quer Índia fabricando mais anidro