Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Site Decrypt aponta problemas de privacidade no serviço ENS da Ethereum

19/02/2020 - 15:11
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
ENS fornece uma forma segura e descentralizada de endereçar recursos tanto dentro como fora do blockchain usando nomes legíveis (Imagem: Ethereum Name Service)

Recentemente, Decrypt, veículo de comunicação apoiado pela ConsenSys, rastreou e analisou ações em blockchain de mais de 130 mil contas ENS (Ethereum Name Service).

ENS permite que usuários substituam seus endereços alfanuméricos da Ethereum com um nome comum, similar a como “endereços de e-mail substituíram pedaços atrapalhados de código”.

Mas a melhoria no design de usuário removeu a camada de privacidade fornecida por endereços pseudonímicos.

Dados da Ethereum são publicamente acessíveis, então Decrypt descobriu que seria mais fácil ligar nomes ENS e seus históricos financeiros à identidade verdadeira de um usuário.

No início, cada decisão de design vem com uma troca, ou pela usabilidade vs. privacidade, componibilidade vs. riscos de dependência entre aplicações (como os ataques à bZx) ou o Trilema de Escalabilidade.

Usuários e desenvolvedores devem prestar atenção nas implicações de cada escolha de design para entender melhor os possíveis riscos.

A publicação da Decrypt destaca a necessidade por “maior privacidade na Ethereum”.

Embora a conscientização dos usuários sobre melhores práticas pode impedir rastreabilidade, vários projetos estão trabalhando na integração de soluções de privacidade mais avançadas para a Ethereum, como o protocolo AZTEC (que recentemente foi lançado na rede principal da Ethereum) e a iteração de ZKP (prova de conhecimento-zero) da Ernst & Young.

Conforme falamos nas teses de 2020, privacidade garante que determinados contratos na Ethereum continuem a melhorar graças à hard fork Istanbul, que reduz os custos de gás necessários para alimentar contratos “que incorporam tecnologias de privacidade de conhecimento-zero”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/02/2020 - 20:50