VGBL, sigla para Vida Gerador de Benefícios Livres, é uma opção de previdência privada. Esta categoria funciona como um seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência, por isso não é considerado um plano de previdência complementar.

Neste tipo de previdência, o Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade acumulada. O VGBL é mais usado por aqueles que optam pela declaração simplificada do IR, contribuintes que possuem menos deduções, ou por quem quer investir mais que 12% da renda bruta anual tributável.

Além disso, este plano também é mais indicado para quem deseja realizar transmissão para seus herdeiros.

Como funciona o VGBL?

A rentabilidade do VGBL pode ser calculada na aquisição do plano, mas o resultado será apenas uma projeção.

Este cálculo leva em conta elementos como alíquotas de juros e dados de expectativa de vida calculados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Por isso, o rendimento do plano VGBL pode variar, podendo apresentar valores diferentes dos que foram estimados.

Para fazer este investimento é necessário selecionar uma casa de investimentos, como instituições bancárias e plataformas de investimento, para, então, conhecer todos os planos de VGBL que ela disponibiliza. Dessa forma, é possível comparar as diferentes taxas administrativas.

Benefícios do VGBL

Para selecionar o melhor tipo de previdência para você, além de ser necessário analisar seu perfil de investidor e, então, escolher aquele mais adequado, é muito importante estar a par dos benefícios de cada um deles.

Confira os benefícios do plano Vida Gerador de Benefícios Livre:

  • Cobrança das taxas do IR somente sobre a rentabilidade;
  • Bom rendimento a longo prazo;
  • Isenção de come-cotas;
  • Sem limites sobre a contribuição, é possível investir mais que 12% da sua renda e ter um benefício proporcional;
  • Possibilidade de designar as pessoas que receberão o dinheiro da herança após sua morte;
  • O processo de resgate é rápido e simples, pois o valor investido não entra para o inventário de espólio, conjunto de bens deixados por uma pessoa falecida.

Como declarar o VGBL?

O VGBL possui o recolhimento do IR, não sobre o total, mas apenas sobre o rendimento do patrimônio. Assim, essa incidência acontece no momento do resgate do VGBL.

Para a declarar as contribuições efetuadas no Imposto de Renda, acesse o programa da Receita Federal e siga os passos:

  1. Entre em Bens e Direitos e clique em Novo;
  2. Escolha a opção: 97 – VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre;
  3. Informe o CNPJ da seguradora e, em Discriminação, anote o nome da entidade, nº da conta e os dados do certificado;
  4. Nas caixas equivalentes aos anos anteriores à declaração, informe o valor acumulado de saldo.

Como funciona o resgate da previdência privada VGBL?

Depois de um certo prazo é possível resgatar o dinheiro aplicado em um plano de previdência privada. Na maioria das vezes, este resgate antecipado vem acompanhado de uma taxa.

Também é possível pedir a portabilidade da sua previdência, podendo fazer a transferência de título para outra instituição. Vale lembrar que a mudança de plano de previdência não é válida, do VGBL para PGBL, por exemplo.

Para solicitar o resgate ou a portabilidade da previdência privada é só entrar em contato com o banco ou plataforma de investimento contratada e fazer o pedido.

Atente-se a carência do plano fechado. No contrato do VGBL, o resgate total segue o prazo de no mínimo 60 dias e no máximo 24 meses a partir da contratação, já para o resgate parcial, este tempo é entre 60 dias e 6 meses. Quando falamos de portabilidade, o período é de 60 dias a partir da contratação.

Diferença entre VGBL e PGBL

O VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres – e o PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre -, são os dois planos de previdência privada mais contratados no Brasil.

A principal diferença entre os dois planos de previdência está na tributação fiscal. Enquanto o VGBL é recomendado para quem faz a declaração simplificada, o PGBL é indicado para quem faz a declaração completa do IR, pois nesta opção, pode-se deduzir até 12% da renda bruta do imposto.

Já sabe qual o melhor plano de previdência privada para o seu perfil? Conheça também o Plano Gerador de Benefício Livre, ou PGBL.