Foto: Reuters COMPRAR OU VENDER 4 investimentos para se proteger de problemas políticos do Brasil

O Brasil passou, na última semana, pelo seu pior momento político desde a redemocratização.

O presidente, Jair Bolsonaro, ameaçou não se submeter a nenhuma decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Além disso, alguns manifestantes pediram golpe militar.

Depois desse dia conturbado, a Bolsa desabou 3,78%, quase na mesma proporção de quando o STF anulou as condenações do ex-presidente Lula (3,98%).

Por isso, o Money Times entrevistou o estrategista-chefe da Ativa Investimentos, Luiz Fernando Carvalho, para trazer quais são os 4 investimentos à prova de crise política.

O primeiro seria o ouro, tendo em vista que o ativo é uma reserva de valor, ou seja, o intuito da compra dessa modalidade é para o investidor preservar o dinheiro que possui.

Um segundo ativo seria a renda fixa, mas com taxas pós-fixadas, essa modalidade permite a rentabilidade do comprador acompanhar a alta do juros, pois ela está subindo para controlar a inflação.

Sendo assim, o especialista do setor financeiro indicou compra para títulos que rendem CDI + Selic ou IPCA + Selic. Mas ele alertou para ficar com esses títulos por apenas dois anos.

Na renda variável, o ideal é correr para o exterior. “Nesse caso, você tem duas diversificações, a de risco de moeda e geográfico”, declarou Carvalho.

As criptomoedas são o último investimento selecionado pelo analista, para ele, a não regulação dos governos sobre os ativos é um dos fatores para essa blindagem aos riscos políticos.

"Mas, o ideal é não ultrapassar 5% do capital, pois esse segmento é muito volátil, sendo assim, seria interessante se preservar em relação ao risco oferecido pelos ativos”, concluiu. 

Leia a matéria e saiba como se preparar para qualquer crise

Foto: Unsplash
BAIXE O NOSSO APLICATIVO

Continue acompanhando as mais de 150 notícias diárias sobre o mercado financeiro

INSCREVA-SE NAS NEWSLETTERS ACESSE O SITE