Foto: Reuters COMPRAR OU VENDER Por que o Ibovespa caiu tanto? Entenda
O Ibovespa acumula queda de cerca de 10% desde o dia 7 junho até esta semana. Mas qual o motivo dessa baixa?
Para responder essa dúvida, o Money Times teve acesso ao relatório divulgado pela Genial Investimentos.
Para surpresa de muitos, a maioria das companhias registrou números acima da expectativa do mercado, cerca de 47,62% no balanços do 2º trimestre, mas mesmo assim, o Ibovespa derreteu.
Vamos entender o que aconteceu, na visão dos analistas da corretora
Em primeiro lugar, os especialistas apontaram as questões políticas entre os fatores negativos, como o atrito entre os três poderes, teto de gastos, PEC dos Precatórios, Reforma Tributária e a CPI da Covid-19.
Esses motivos, somados a um movimento de elevação da Selic no curto prazo, acarretaram em uma deterioração não somente dos investimentos de riscos, mas também de produtos ligados a renda fixa
Assim, mesmo com os bons resultados, a queda das ações foi causada pelo aumento no custo para adquirir empréstimos, o que impactou as companhias de pequeno capital, além de papéis do setor imobiliário, elétrico, varejo e bancos.
“A justificativa para esse movimento de queda, é que o custo de capital cresceu numa velocidade superior ao crescimento dos lucros das empresas, e assim, promoveu um ajuste no mercado brasileiro”, afirmou a Genial.
Mas, o que vai acontecer daqui pra frente? Confira a matéria completa
BAIXE O NOSSO APLICATIVO Continue acompanhando as mais de 150 notícias diárias sobre o mercado financeiro
INSCREVA-SE NAS NEWSLETTERS ACESSE O SITE