Empresas

1° de Abril: Gmail comemora 20 anos nesta segunda; veja curiosidades da plataforma

01 abr 2024, 14:35 - atualizado em 01 abr 2024, 14:35
gmail-google
Gmail comemora 20 anos desde seu lançamento nesta segunda (1) (Imagem: Unsplash/trivingblogger)

Vagas de emprego na Lua, a disponibilidade de “raspar e cheirar” em seu mecanismo de busca e até mesmo uma caixa de cartas que separa as correspondências por pastas foram algumas das pegadinhas anunciadas pelo Google em 1º de abril.

Contudo, em 2004, o anúncio no “dia da mentira” não era pegadinha. Nesta segunda (1) o Gmail completa 20 anos. Atualmente, o correio eletrônico do Google possui 1,8 bilhões de contas ativas.

Em seu lançamento, o Gmail tinha um grande diferencial de seus concorrentes (Yahoo! e Hotmail, por exemplo), disponibilizando 1 gigabyte de memória – coisa que, na época, se destacava em relação aos outros correios eletrônicos, que armazenavam de 30 a 60 e-mails na caixa de entrada.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Além disso, outro ponto positivo para o correio eletrônico do Google era a velocidade de processamento. O Gmail disparou em frente aos seus concorrentes com a agilidade para responder os comandos do usuário. Não só isso, mas a plataforma que originou a ferramenta “localizar”, que permite a busca de e-mails por palavras-chave.

Expansão do Gmail

Apesar da novidade, o acesso à plataforma não expandiu tão rapidamente. Depois de seu lançamento, apenas mil contas foram criadas e distribuídas para pessoas relevantes do mundo. Isto ocorreu, pois, os data centers do Google não eram tão grandes para concentrar as trocas e promover manutenções do sistema.

Porém, com o passar dos anos o Gmail cresceu gradualmente. Desta forma, a plataforma teve uma demanda tão grande que, eventualmente, convites de usuários eram vendidos no eBay (site de vendas dos EUA) por até US $250.

E, apenas em 2007, o Google abriu as portas para que qualquer internauta pudesse criar uma conta na plataforma, retirando os “convites” antes usados. Atualmente, o Gmail disponibiliza diversos serviços aos usuários, como Google Docs, Drive e o Google + (rede social que parou suas operações em 2019).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar