Comprar ou vender?

12 ações para investir em práticas ESG na B3 em junho

Diana Cheng - 09/06/2021 - 15:10
Localiza
Carteira mais enxuta: Santander excluiu as ações da Localiza e da CPFL Energia do portfólio de junho (Imagem: LinkedIn/Localiza)

O Santander (SANB11) fez algumas alterações em sua carteira recomendada ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Ambiental, Social e Governança traduzido para o português) para junho. Agora mais enxuto, o portfólio traz 12 ações de empresas que têm os maiores níveis de engajamento com as pautas sustentáveis ou estão no caminho para melhorar nessa frente.

Para este mês, o banco optou por retirar a recomendação em Localiza (LREN3) e CPFL Energia (CPFE3).

Segundo o Santander, o segmento de aluguel de carros está sofrendo pressão com o aumento das taxas de juros e a escassez de veículos.

“Com a escassez de carros novos no mercado, as empresas do setor estão expostas a: (i) maiores custos de manutenção, devido à frota mais antiga; e (ii) menores receitas de seus negócios de venda de carros usados”, disse.

No caso da CPFL, a crise hídrica foi o que levou à exclusão do ativo. São Paulo, região onde grande parte das operações da companhia está concentrada, é um dos estados com baixo nível nos reservatórios.

O corte no pagamento de dividendos (de 100% para 50%) e os problemas de governança foram outros pontos destacados pelo Santander.

“Quando incluímos a CPFL em nosso portfólio de recomendações de ESG, um dos pontos de melhoria que apontamos estava justamente relacionado à governança. Mais especificamente, no que se refere à composição do conselho, dada a sua falta de diversidade, baixo nível de membros independentes e excesso de membros executivos”, afirmou.

A carteira ESG do Santander encerrou maio com valorização de 4,1%, ante a alta de 6% do Ibovespa e de 5,3% do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Além do engajamento ESG, os critérios para a escolha das ações da carteira envolveram a análise dos relatórios de sustentabilidade das empresas e os pesos setoriais no ISE. O Santander também focou em empresas dentro de sua cobertura com recomendações de “compra” ou “manutenção”.

Veja como ficou a composição para junho:

Empresa Ticker
Gerdau GGBR4
Itaú ITUB4
Lojas Renner LREN3
Magazine Luiza MGLU3
Natura NTCO3
Odontoprev ODPV3
Omega Geração OMGE3
Porto Seguro PSSA3
Rumo RAIL3
São Martinho SMTO3
Suzano SUZB3
Totvs TOTS3
Pela Web