BusinessTimes

3 razões para acreditar que Itaúsa (ITSA4) pagará mais dividendos, de acordo com BTG

09 set 2022, 18:14 - atualizado em 09 set 2022, 18:29
Itaúsa
Remuneração da Itaúsa aos acionistas deve ser maior em relação aos últimos dois anos (Imagem: Itaúsa/Divulgação)

O mercado pode esperar mais dividendos da Itaúsa (ITSA4), diz o BTG Pactual.

A holding normalmente adota o pagamento de dividendos mínimos obrigatórios, de 25% do lucro líquido anual, e costuma repassar 100% dos dividendos do Itaú Unibanco (ITUB4).

Desde 2020, com as restrições regulatórias e a retenção de capital para crescimento, o Itaú reduziu seu payout a 25%, cortando assim a distribuição da Itaúsa.

Porém, há indicativos – três, para ser exato – de que a remuneração aos acionistas deve ser maior em relação aos últimos dois anos, considerando que a Itaúsa utiliza o fluxo de caixa de suas subsidiárias para custear as próprias despesas (incluindo impostos):

  1. a fase mais intensa de investimentos parece ter terminado;
  2. a Itaúsa deve começar a diminuir a alavancagem; e
  3. a parte não financeira de sua carteira continua maturando, exigindo menos caixa e permitindo que ela passe a pagar dividendos maiores.

“Menos novos investimentos e menor alavancagem significam que é natural esperar mais dividendos em relação aos últimos dois anos”, defende o BTG, em relatório divulgado nesta semana.

O mercado deve ver investimentos e desinvestimentos mais específicos nos próximos anos, diz o BTG, após uma conversa com José Leoni, diretor de relações com investidores da holding, e sua equipe.

O BTG não cobre a ação da Itaúsa, mas destaca o “desconto excessivo” da ação.

Segundo o BTG, o desconto está acima da média histórica de 20%, considerando a participação na CCR (CCRO3).

“A Itaúsa subiu 4% no acumulado do ano, o Itaú subiu 25%, enquanto a XP caiu 33%”, comenta o banco.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar