Ferrovias

Com ferrovia baiana, eucaliptos vão ganhar com expansão da celulose e com outros setores

13 nov 2020, 16:02 - atualizado em 13 nov 2020, 16:27
Produção de eucalipto deverá avançar na Bahia ao ritmo de implementação de nova ferrovia de cargas (Imagem: Wikimedia Commons)

O complemento da ferrovia Ilhéus-Barreiras, na Bahia, vai poder entrar em processo licitatório após a autorização dada Tribunal de Contas da União (TCU), e mexe com as expectativas de vários setores do agronegócio e da mineração. Pode-se falar da soja, do algodão e do minério de ferro entre os beneficiários diretos, mas a cadeia da madeira está entre os beneficiários diretos – e indiretos também.

A previsão do Ministério de Infraestrutura é de que a licitação deverá ser aberta no primeiro trimestre de 2021 para o trecho Caetité-Barreiras.

Os 1,5 mil kms da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), dos quais 70% do primeiro trecho já estão quase prontos, entre Ilhéus-Caetité, deverão fomentar todos os setores, com o novo corredor logístico exportador, mas o segmento de florestas plantadas ganha com o ganho dos demais também.

Além do incremento esperado na produção de celulose para várias destinações, a soja e o algodão (concentrados no Oeste baiano) precisarão de mais eucalipto para secagem, bem como na mineração e siderurgia o uso da madeira para energia em seus processos deverá ser mais intensivo do que já o é  (quase 1 tonelada para 1/t de ferro gusa, por exemplo).

Construção civil e pellets também são consumidores tradicionais.

Wilson Andrade, diretor-executivo da Associação Baiana de Florestas Plantadas (Abaf), que fez as avaliações acima, também está otimista com o potencial de geração de emprego e renda ao longo da ferrovia que vai do futuro Porto Sul ao Oeste baiano.

O empresário, que também é presidente do Sindifibras do estado, estima em 800 mil hectares as florestas plantadas atuais, que servem a projetos em celulose especial como da Bracell (com fábrica em Camaçari), Ferbasa (FESA3; minério e siderurgia) e Bramim (mineração), entre outras.

O empreendimento ferroviário vai espalhar mais o interesse para novos plantios para atender o ganho de capacidade que virá, tanto dos projetos já instalados como dos novos que Andrade acredita que virão.

A parte já em andamento do 1º trecho da Fiol, no total de 537 kms, está nas mãos da Valec, de um total orçado em mais de R$ 1,6 bilhão de investimentos. O executivo da Abaf e Sindifibras diz que a VLI Logística (Ferrovia Centro-Atlântica) também tem interesse em disputar os outros trechos com a empresa pública desmembrada da antiga estatal Vale do Rio Doce.

Já o terminal logístico misto na região de Ilhéus será construído pela Bramim, a multinacional cazaquistanesa que opera em Caetité.

O projeto da Fiol é ainda mais ambicioso entre os projetos de infraestrutura em ferrovias de carga no Brasil, ao prever uma terceira etapa rasgando parte do Matopiba fora da Bahia e alcançando o Tocantins.

 

 

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.