4T24

O que esperar dos resultados das empresas do S&P 500 no 4T24, segundo a XP

16 jan 2025, 15:07 - atualizado em 16 jan 2025, 15:07
wall-street-sp-500-eua-estados-unidos-xp-investimentos ibovespa morning trump mercado
(Imagem: 400tmax/Getty Images Signature)

A temporada de balanços do quarto trimestre de 2024 (4T24) já começou nos Estados Unidos, e analistas da XP Investimentos veem resultados mornos para as empresas.

Pela primeira vez em dois anos, a contribuição das Big Techs no S&P 500 pode ser menor do que as das outras ações que compõe o índice, acredita a XP. “Nossa visão é que será uma temporada de resultados morna, com um número moderado de surpresas positivas, em função da economia forte”.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? O Money Times entrevistou analista que está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas para comprar agora. Clique aqui e acesse.

A perspectiva é de que as empresas, especialmente no setor financeiro, adicionem 6,0 pontos percentuais dos 11,1% de crescimento no lucro das empresas do S&P 500, projetado pela XP. Por outro lado, a previsão de contribuição para as Big Techs é de 5,1 pontos percentuais.

Os analistas Paulo Gitz e Maria Irene Jordão, da corretora, ressaltam, no entanto, que o foco dos investidores deverá estar nas políticas do futuro governo de Trump e nas sinalizações das companhias a esse respeito.

No geral, apesar das turbulências com as eleições americanas, os analistas mostram que a economia seguiu surpreendendo positivamente.

Com isso, a XP revisou o número de crescimento do PIB dos EUA para cima, esperando um crescimento anual de 2,3% no 4T24.

Os sinais do mercado para a S&P 500 no 4T24

Pensando nos sinais do mercado, os analistas ressaltam que é comum que haja um ajuste baixista das previsões dos resultados das empresas. “Conforme as próprias empresas se mostram mais conservadoras em suas previsões, contendo o ânimo do mercado, aumentam as chances de que surpreendam positivamente”.

De acordo com os dados do Factset, as médias de revisões de projeções ao longo do trimestre nos último 5 anos (20 trimestres) foi de queda de 3,3%. Com isso, para o 4T24, as estimativas de lucro foram revisadas para baixo em 3%, ficando praticamente em linha com as revisões das temporadas anteriores.

E, apesar das revisões negativas, a expectativa é que o lucro por ação cresça 11,1% no comparativo interanual. Este será o sexto trimestre consecutivo de crescimento, representando uma aceleração de 5,3%, comparado ao último trimestre.

“Para 2025 e 2026, o mercado segue otimista e espera crescimentos acima da média de 14,5% e 13,7%, respectivamente”, afirmou a XP.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar