Carteira Recomendada

5 ações para buscar dividendos em outubro e surfar a ‘melhora do humor’ no Brasil, segundo a Empiricus Research

01 out 2025, 12:35 - atualizado em 01 out 2025, 14:31
dividendos
Rendimento de dividendos médio estimado para a carteira da Empiricus em 2026 é de 7,5%. (Imagem: QwazzMe Photo/Getty Images Signature)

A Empiricus Research fez três mudanças em sua carteira recomendada de dividendos para outubro, a fim de deixar o portfólio mais sensível a uma possível “continuidade da melhora do humor interno”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A casa incluiu B3 (B3SA3), Multiplan (MULT3) e Vivo (VIVT3) na seleção para este mês, no lugar de Eucatex (EUCA3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Porto (PSSA3).

O analista Ruy Hungria afirma que, para a B3, o fato de a Selic parecer ter atingido o topo é boa notícia.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar 

O cenário aponta para um movimento de flexibilização dos juros, o que tende a estimular a busca por alternativas mais produtivas de investimento e abre espaço para maior interesse em ativos de risco. “As ações, a classe de ativo mais relevante para o negócio da B3, seriam um destino óbvio”, diz.

A Empiricus ainda enxerga um valuation atrativo neste momento para a ação, que está atrás de outros
nomes relacionados ao financial deepening.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação a Multiplan, a análise é de que se trata de uma “excelente oportunidade” de investir em uma das melhores companhias da bolsa, com preços interessantes.

A boa gestão do espaço, combinada com expansões que agregam muito valor com baixos riscos comerciais, explica uma parte do bom desempenho da companhia. A outra, segundo Hungria, está ligada à boa localização de seus ativos.

Já a Vivo voltou a ser uma das melhores pagadoras de dividendos da bolsa de valores, após reduzir os investimentos (Capex).

Além disso, o analista pontua que a companhia mostra boa expansão de Ebitda, ajudada pelas novas avenidas de crescimento mencionadas e controle dos gastos, além de boa capacidade de repasse de preços e baixo churn (cancelamentos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das novas integrantes, a carteira da Empiricus é composta por Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4). A estimativa de dividend yield médio para 2026 é de 7,5%.

‘Melhora de humor interno’

O analista da Empiricus afirma que, assim como nos Estados Unidos, a inflação no Brasil tem se mostrado comportada, com o mercado de trabalho começando a indicar os primeiros sinais de deterioração.

Além disso, alguns dados de varejo já mostram desaceleração na ponta, e todos esses são sinais
de que a Selic está cumprindo o seu papel de esfriar a economia.

“Se por um lado isso pode implicar em resultados fracos para muitas empresas no segundo semestre, por outro criar-se uma atmosfera cada vez mais propícia para um corte antecipado de juros no Brasil, ainda mais se considerarmos que o dólar retornou para os menores níveis dos últimos 12 meses”, diz

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve o tom duro na comunicação de setembro, mas, segundo Hungria, o cenário pode mudar nos próximos meses, especialmente se a atividade começar a mostrar maior deterioração.

A expectativa da casa é de que o próximo ciclo de afrouxamento será de aproximadamente três pontos percentuais, o que levaria a Selic para próxima de 12% ao ano.

“Some a esse cenário de cortes de juros no Brasil, o início dos cortes de juros nos EUA, o valuation bastante atrativo da bolsa brasileira, a melhora de resultados das companhias mesmo em um contexto macro difícil e a possibilidade de uma forte reprecificação em caso de mudança político-econômica, e temos um cenário bastante assimétrico para ações brasileiras”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A carteira de dividendos da Empiricus

Em setembro, o portfólio da Empiricus recuou 0,1%, enquanto o Ibovespa (IBOV) valorizou 3,4%.

O destaque positivo foi o Itaú, que continuou atraindo investidores após “ótimos resultados”, segundo Hungria, no segunda trimestre de 2025. ITUB4 subiu 1,6%.

Na ponta oposta, Porto Seguro liderou o lado negativo, com queda de 2,6%. O movimento pode estar ligado ao perfil mais defensivo dos papéis em um mês de aumento do apetite por risco.

Recomendações para outubro

Ação Ticker
Vivo VIVT3
Multiplan MULT3
Gerdau GGBR4
B3 B3SA3
Petrobras PETR4
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.