BusinessTimes

5 dicas para ter sucesso nas redes sociais, segundo especialista Junior Neves

20 nov 2021, 9:00 - atualizado em 18 nov 2021, 14:09
Junior Neves
Marcas devem suscitar uma imagem capaz de se associar com o imaginário de público-alvo, explica consultor de marketing digital e especialista em Branding (Imagem: Divulgação)

A principal vitrine hoje em dia para apresentar sua empresa ou pequeno negócio ao mercado é a internet. Estratégias de branding são aliadas fundamentais para potencializar a difusão da imagem e o envolvimento do público, explica Junior Neves, consultor de marketing digital e especialista em Branding.

Ele lista cinco pontos indispensáveis que devem estar em qualquer estratégia de branding bem-sucedida nas redes sociais: histórias, personagens, discurso, segredos e signos.

Os preceitos são essenciais para “marcas que quiserem se destacar nas redes sociais transmitindo sensações, emoções e percepções”, detalha Neves. A marca deve suscitar uma imagem capaz de se associar com o imaginário de público-alvo.

A evolução da web alterou o funcionamento da economia de forma profunda. Desde a praticidade dos aplicativos de compra e entrega até a visibilidade alcançada com as redes sociais.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae mostra que, atualmente, 70% dos pequenos negócios usam serviços de mensageria, como o WhatsApp, o Facebook e o Instagram para vender.

A revolução que acontece a cada minuto tem exigido um reposicionamento de marcas empresariais. Mesmo marcas tradicionais tiveram de repensar suas estratégias de comunicação para se adaptarem ao novo contexto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elimine os erros

Existem erros e preconceitos que podem dificultar a implementação de uma política de Branding de sucesso. Um dos mais comuns é de que se trata de uma mera questão de identidade visual, aponta o consultor.

Quem cai nesse erro ignora que o Branding diz principalmente sobre redefinir a identidade geral da empresa, suscitando valores atrativos para o cliente. “No caso do marketing, a pessoa precisa ir atrás do cliente. Usando o Branding, o cliente vem até você pelo desejo de usar a marca”, compara Neves.

Portanto, é importante que o posicionamento envolva a marca com significado e memorização. “O propósito está dentro da estratégia do Branding. O propósito é o destino, para onde está caminhando”, afirma.

É relevante que a marca deixe claras as suas posições e o seu foco perante o mercado, conclui o especialista.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.