Setor Automotivo

5 SUVs de até R$ 170 mil que brilharam em 2022

15 dez 2022, 17:18 - atualizado em 15 dez 2022, 17:25
SUVs
Confira as 5 SUVs que brilharam em 2022. Imagem: Montagem/Divulgação/Envato Elements

Os SUVs conquistaram mesmo o gosto dos motoristas brasileiros. Somente em novembro, o segmento registrou 18.155 emplacamentos, somando os modelos das duas categorias, 21,3% a mais do que no mesmo período do ano passado (14.972).

Quem tem levado a melhor na disputa pela coroa da modalidade é o Chevrolet Tracker, que no mês passado emplacou 7 231 mil unidades.
Confira a lista dos cinco modelos que brilharam em 2022 e que custam abaixo de R$200 mil.

Volkswagen T-Cross

Foto: Volkswagen/Divulgação
Divulgação/Volkswagen

Preço de partida: R$ 114.850

O primeiro da lista é o SUV o T-Cross, que conta com duas opções de motorização: 1.0 TSI ou 1.4 TSI.  Este segundo pode chegar aos 150 cv de potência e 25,5 kgfm. O modelo conta com câmbio automático de seis marchas.

O T-Cross ainda possui uma frente com grade em pequenos hexágonos, lateral com dois vincos nas laterais, marcando bastante as maçanetas. Chamam atenção ainda itens como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensor crepuscular.

Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker 2022
Divulgação/Chevrolet

Preço de partida: R$ 117.490

O modelo da Chevrolet foi lançando no segundo trimestre do ano e com rapidez surpreendente se tornou um dos mais vendidos do país. Prova disso é que, em outubro, o modelo foi o SUV com maior número de emplacamentos no Brasil, e se manteve no top-10 em novembro.

O modelo conta com motor 1.0 de 116 cv de potência tanto a etanol quanto a gasolina. O SUV ainda consome 8,2 km/l na cidade e 9,6 km/l em estrada, quando abastecido com etanol. A gasolina, os números sobem para 11,9 km/l e 13,7 km/l, respectivamente. O Chevrolet Tracker chama atenção pela elegância de suas linhas.

Hyundai Creta

creta visão frontal
Divulgação/Hyundai

Preço de partida: R$ 123.790

Em termos de visual, o SUV da Hyundai é o mais polêmico da lista. Muito por conta do desenho de seus faróis e lanternas. Sob o capô, o modelo produzido em Piracicaba (SP) pode ser impulsionado pelo 1.0 turbo ou 2.0 aspirado.

Além disso, o SUV da Hyundai utiliza câmbio automático de seis marchas, já que o manual de cinco marchas foi descontinuado. Já as rodas são aro 16 polegadas.

Toyota Corolla Cross

Novo Corolla Cross 2021
Divulgação/Toyota

Preço de partida: R$ 158.790

O Corolla Cross tem parte de seu sucesso atrelado a fama do nome Corolla, um dos sedans mais confiáveis do mundo, do qual empresta seu conjunto mecânico. São duas opções de motores, 1.8 ou 2.0, ambas flex, e equipadas com câmbio CVT de dez velocidades.

O modelo acelera de 0 a 100 km/l em 9,8 segundos, chegando muito próximo dos 200 km/h. Como item de segurança, se destaca o fato de o Corolla Cross ter sete airbags, ante seis da maioria absoluta dos modelos.

Jeep Compass

jeep compass s 2022 14
Divulgação/Jeep

Preço de partida: R$ 170.686

Sucesso declarado da Jeeep, o Compass chama atenção tanto pelo motor, 1.3 capaz de gerar 185 cv de potência, quando abastecido a álcool, e pela aceleração, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos, alcançando 207 km/h em velocidade máxima.

O visual do carro também é dos mais modernos, contando com a grade característica da Jeep, com sete pequenas aberturas, a lateral, que conta com um vinco na altura das maçanetas, e uma traseira das mais imponentes, mesmo para um SUV.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.