Crescimento a qualquer custo? Os países que vão disparar até 26% em 2025 — e por motivos nem sempre bons

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou a lista dos países que mais devem crescer em 2025 — e o ranking mostra que nem todo salto no PIB é sinal de uma economia saudável.
Na liderança está o Sudão do Sul, localizado no norte da África. Considerado o país mais jovem do mundo, nasceu em 2016 após se separar do Sudão — mas as disputas internas continuam.
A economia, frágil e dependente do petróleo, desabou 27% em 2024. Para 2025, o FMI projeta uma recuperação de 26%, número que reflete mais uma recomposição após o tombo do que um crescimento sustentável.
O petróleo responde por cerca de 90% da receita do governo sul-sudanês e boa parte das exportações. O problema é que os oleodutos que transportam a commodity passam pelo Sudão, onde o fornecimento é frequentemente interrompido por causa dos conflitos entre os dois países.
Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, as exportações pelo oleoduto Dar Blend ficaram paralisadas, mergulhando a economia em recessão.
Dependência do petróleo
O segundo colocado é a Líbia, com projeção de crescimento de 15,6%. Assim como o Sudão do Sul, o país também enfrenta anos de instabilidade política e depende fortemente do petróleo.
Segundo um relatório do FMI, “as perspectivas continuam dominadas pelo desenvolvimento do setor petrolífero”.
Em outras palavras, o desempenho da economia Líbia em 2025 dependerá diretamente da expansão da produção da commodity.
A estrela sul-americana
Na América do Sul, o destaque é a Guiana, que deve crescer 10% no próximo ano — também impulsionada pelo petróleo.
A antiga colônia britânica se transformou em uma potência petrolífera praticamente da noite para o dia. Até 2019, não produzia sequer uma gota do combustível; hoje, extrai cerca de 650 mil barris por dia (bpd) e planeja mais que dobrar esse volume nos próximos anos.
Em setembro, o governo aprovou uma nova licença para o projeto marítimo Hammerhead, que será operado pela americana ExxonMobil (XOM). Quando o campo estiver em pleno funcionamento, em 2029, a produção nacional deve alcançar 1,5 milhão de barris por dia, segundo o Ministério de Recursos Naturais.
O europeu da lista
A Irlanda é o primeiro país europeu a aparecer no ranking, com projeção de crescimento de 9,1% em 2025. A economia irlandesa vive um verdadeiro boom: nos últimos dez anos, o PIB cresceu, em média, 7,8% ao ano.
O segredo? Um forte fluxo de investimentos estrangeiros, principalmente de multinacionais, e um desempenho excepcional das exportações — especialmente no setor farmacêutico.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Irlanda é hoje o país mais produtivo do mundo.
No primeiro trimestre de 2025, o PIB avançou 9,7% em relação ao trimestre anterior, impulsionado por um aumento nas exportações farmacêuticas e por uma corrida comercial após a imposição de tarifas pelo ex-presidente americano Donald Trump.
Veja os 10 países com maior projeção de crescimento:
1. Sudão do Sul – 24,3%
2. Líbia – 15,6%
3. Guiana – 10,3%
4. Irlanda – 9,1%
5. Quirguistão – 8%
6. Tadjiquistão – 7,5%
7. Etiópia – 7,2%
8. Geórgia – 7,2%
9. Butão – 6,8%
10. Uzbequistão – 6,8%