Eleições

Eleições 2022 Distrito Federal: conheça os candidatos ao senado e ao governo

07 ago 2022, 23:59 - atualizado em 16 ago 2022, 13:20
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado de Roraima.

Conheça os nomes dos candidatos ao governo

Ibaneis Rocha (MDB)

Ibaneis Rocha

Atual governador, Ibaneis Rocha tenta a reeleição nas eleições 2022. Advogado, chegou a presidir a OAB do Distrito Federal. A eleição de 2018 foi a primeira de sua carreira.

Keka Bagno (PSOL)

A assistente social Keka Bagno (PSOL)é a primeira mulher negra a se candidatar ao cargo. Foi candidata a vice-governadora em 2018, tem 34 anos e nunca exerceu cargo eletivo.

Leandro Grass (PV)

Leandro Grass (PV)atualmente é deputado distrital em seu primeiro mandato. Professor e sociólogo, Lucas foi eleito na primeira eleição que disputou. Tem 37 anos e se filiou ao PV em 2014.

Leila Barros (PDT)

Leila Gomes de Barros Rêgo, ou Leila do Vôlei, é senadora em seu primeiro mandato. Conhecida pela sua carreira como atleta, Leila foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018. Depois de se aposentar como jogadora de vôlei, foi comentarista antes de começar na carreira pública.

Lucas Salles (DC)

O marquetólogo paraibano Lucas Salles foi escolhido pelo partido Democracia Cristã (DC) como candidato a governador do Distrito Federal. Natural de Campina Grande, publicitário, professor de pós graduação em gestão pública e publicidade, escritor e consultor de empresas e político. É mestre em administração de empresas na área de marketing pela UFPB, com graduação em Comunicação Social na área de jornalismo pela UEPB.

Rafael Parente (PSB)

Rafael Parente é professor e doutor em educação pela Universidade de Nova York. Foi o primeiro secretário de Educação do governo Ibaneis Rocha, em 2019. Também foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro. Entre as propostas dele, estão o investimento em projetos de ciência, tecnologia e inovação, além do desenvolvimento do turismo e a criação de empregos na capital.

Izalci Lucas (PSDB)

Izalci é natural de Araújos (MG). Em 2002, foi eleito pela primeira vez, para deputado distrital, e passou por secretarias do GDF. Em 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado federal e, em 2018, ganhou a cadeira de senador por oito anos.

Paulo Octavio (PSD)

Paulo Octávio começou a carreira política em 1990, quando foi eleito deputado federal. Ocupou o cargo por dois mandatos, e também foi senador, entre 2003 e 2006. Nas eleições de 2006, foi eleito vice-governador na chapa de José Roberto Arruda.

Coronel Moreno (PTB)

Elziovan Moreno é ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal.

Veja quem são os candidatos ao senado

Damares Alves (Republicanos) é ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro. Essa é sua primeira eleição.

Flávia Arruda (PL) é deputado federal e mulher do ex-governador José Roberto Arruda.

Tenente Cel Souza Júnior (DC)

Rosilene Corrêa (PT) é pedagoga de formação e professora aposentada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Antes, atuou também nas escolas do estado de Goiás.

Pedro Ivo (Rede) A federação PSol-Rede decidiu lançar uma candidatura coletiva ao Senado liderada pelo ambientalista e dirigente nacional da Rede, Pedro Ivo. Ele é fundador do partido ao lado de Marina Silva e de Heloísa Helena.

Marcelo Hipólito (PTB)

Joe Valle (PDT) 

Expedito Mendonça (PCO)

Elcimara (PSTU)

Carlos Rodrigues (PSD)

Alexandre Bispo (PSDB)

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.