Eleições 2022

Eleições 2022 Mato Grosso do Sul: conheça os candidatos ao governo e ao senado

08 ago 2022, 8:00 - atualizado em 07 ago 2022, 23:33
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Acre.

Veja quem são os candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul

André Pucinelli (MDB)

Foi secretário estadual de Saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos e governador de Mato Grosso do Sul também por duas gestões.

Capitão Contar (PRTB)

Em 2018, Contar disputou o primeiro pleito e foi eleito como deputado estadual mais votado. Natural de Campinas, em São Paulo, tem 38 anos, e é capitão da reserva do Exército Brasileiro.

Eduardo Riedel (PSDB)

Ele tem 53 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. É produtor rural e graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica. Foi presidente da Famasul, do Conselho do Sebrae/MS, vice-presidente e diretor da CNA. Foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, depois assumiu o cargo de secretário estadual de Infraestrutura.

Gisele Marques (PT)

Giselle Marques é advogada, tem 54 anos, e nasceu em Campo Grande. Foi gerente de Controle Ambiental do Imasul entre 2002 a 2004, e superintendente do Procon-MS entre 2004 a 2007. Nas eleições de 2018, Giselle concorreu ao Senado.

Adonis Marcos de Souza (PSOL)

Adonis é bacharel em Direito, militante de causas sociais e, até a sua escolha, era tido como pré-candidato ao Senado pelo partido. Tem 38 anos de idade e já encarou pleitos eleitorais, uma vez como candidato a deputado estadual, noutra como concorrente a mandato de vereador, em Campo Grande.

Marquinhos Trad (PSD)

Marcos Marcello Trad tem 57 anos. Nasceu em Campo Grande. É filho do ex-deputado federal Nelson Trad. É advogado e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do estado, além de professor universitário.

Rose Modesto (União Brasil)

Rose Modesto é professora, tem 44 anos, e nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. A deputada já atuou como vereadora de Campo Grande, entre os anos de 2009 e 2014. Em 2015, Rose tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, em 2016, chegou a disputar no segundo turno a prefeitura da Capital, mas perdeu. Em 2018, foi eleita deputada federal mais votada do estado.

Veja quem são os candidatos ao senado

Jeferson Bezerra (Agir36)

Jeferson Bezerra nasceu em Dourados e tem 49 anos. É formado em teologia e jornalismo. Ele foi candidato a vereador em 2016, e, em 2020, disputou a eleição para prefeitura de Dourados.

Henrique Mandetta (União Brasil)

Luiz Henrique Mandetta é medico ortopedista de formação. Foi deputado federal por Mato Grosso do Sul de 2011 a 2019. Foi ministro da Saúdo do governo de Jair Bolsonaro.

Odilon de Oliveira (PSD)

Odilon de Oliveira nasceu em Exu, Pernambuco, e tem 73 anos. Foi procurador autárquico federal de 1979 a 1981, promotor de justiça de 1981 a 1982, juiz de direito de 1982 a 1986, e juiz federal de 1987 a 2017. Aposentado do judiciário federal, foi candidato ao governo de Mato Grosso do Sul em 2018;

Tereza Cristina (PP)

Tereza Cristina Correa da Costa Dias tem 68 anos. Ela nasceu em Campo Grande. É engenheira agrônoma e produtora rural. Já foi diretora da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli no governo do estado e está no segundo mandato como deputada federal. Se licenciou do cargo entre 2019 e maio de 2022, para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Tiago Botelho (PT)

É bacharel em Direito pela UEMS, licenciado em História pela UFGD, especialista em Direitos Humanos e Fronteiras, mestre em Direito Agroambiental pela UFMT e doutor em Direito Socioambiental pela PUC-PR.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.