BusinessTimes

A carteira recomendada que mais valorizou em dezembro, segundo ranking do Grana Capital

19 jan 2022, 10:18 - atualizado em 19 jan 2022, 10:18
XP Inc XP Investimentos Corretoras
Carteira recomendada da XP Investimentos foi a única entre as maiores corretoras que ficou acima do Ibovespa em dezembro de 2021 (Imagem: XP Inc./LinkedIn/Reprodução)

No ranking mensal das carteiras recomendadas das maiores corretoras do país, o portfólio da XP Investimentos foi o único que ficou acima do Ibovespa (IBOV) em dezembro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na edição do último mês do ano do ranking Grana Capital de Carteiras de Ações, que registra a variação do desempenho das sugestões feitas pelos analistas das maiores corretoras do país, a XP foi a campeã, com rentabilidade de 3,95% (ante alta de 2,85% do Ibovespa).

O objetivo do ranking é oferecer aos clientes do aplicativo da Grana, plataforma que automatiza a gestão do Imposto de Renda para investidores, um instrumento para acompanhar os resultados das indicações.

A análise inclui as carteiras publicamente recomendadas de oito das dez maiores corretoras de varejo do país em número de transações de pessoas físicas, de acordo com o ranking mais recente do Tesouro Nacional. São elas: XP Investimentos, Nu Invest, Inter, Banco do Brasil, Itaú, Modalmais, Clear e Santander.

Entre as ações sugeridas em dezembro, a que mais subiu foi a da Sabesp (SBSP3), com variação positiva de 19,3%, enquanto a que mais caiu foi a do Inter (BIDI11), com queda de 21,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações que mais se repetiram nas carteiras de dezembro foram Vale (VALE3), com valorização de 11,45%, que apareceu em seis recomendações; Weg (WEGE3), com 2,42%, que figurou em cinco recomendações; e Gerdau (GGBR4), que se repetiu também em cinco carteiras e subiu 5,66%.

A alta de 15,24% da Arezzo (ARZZ3) favoreceu tanto a carteira vencedora da XP quanto a da Clear, que ficou em segundo lugar. A campeã se beneficiou também da recuperação da Vale e do bom desempenho da Raia Drogasil (RADL3), com alta de 8,87%.

Ranking de carteiras recomendadas do quarto trimestre de 2021

No acumulado do último trimestre de 2021, a vencedora foi Modalmais, com queda de 0,14%. Em seguida, vem Inter, com desvalorização de 1,21%, seguido pela XP Investimentos, com queda de 1,98%.

Mesmo sendo um trimestre negativo, todas as carteiras do ranking tiveram performance acima do Ibovespa, que fechou o período com perdas de 5,55%, registrando uma queda de 110.979 pontos em 30 de setembro para 104.822 pontos em 30 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos rankings anteriores ao mês de dezembro, a Modalmais foi a vencedora em novembro e a Clear liderou em outubro.

No trimestre, as ações mais recomendadas foram Vale e Weg, que ganharam a posição nos três meses seguidos, seguidas de Assaí (ASAI3), Itaú (ITUB4) e Gerdau.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.