Coluna
Opinião

A deterioração das expectativas da economia brasileira

25 abr 2020, 12:16 - atualizado em 22 abr 2020, 13:03
Bandeira do Brasil
Frente a um crescimento fraco e uma inflação baixa, espera-se que o Banco Central afrouxe ainda mais a política monetária, baixando a taxa Selic (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Periodicamente, o Banco Central faz tomadas de informação junto a bancos e consultorias com relação ao que essas instituições esperam para as principais variáveis macroeconômicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gráfico abaixo mostra como essas expectativas evoluíram para crescimento do PIB, inflação e taxa Selic desde o início de 2020. Os dados são diários e se referem à mediana das expectativas para o final do ano.

Nota-se uma deterioração das expectativas de crescimento, principalmente em função da crise ocasionada pelo coronavírus. No dado mais recente (do dia 9 de abril), a expectativa mediana é de uma retração de quase 2% no PIB. Com a economia fraquejando, a expectativa de inflação também embicou para baixo. Já está na casa dos 2,5% – bem abaixo da meta de inflação para o ano, de 4%.

Frente a um crescimento fraco e uma inflação baixa, espera-se que o Banco Central afrouxe ainda mais a política monetária, baixando a taxa Selic. Essas expectativas com relação aos juros estão caindo também. Entretanto, o mercado não parece colocar fé no fato de que o Banco Central será muito agressivo nesse front. A expectativa mediana está em 3,25% para o fim do ano – apenas 0,5 pontos percentuais mais baixa do que seu valor atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar