ImóvelTimes

A estratégia do trio da Americanas (AMER3) para faturar meio bilhão de reais com imóveis

05 jun 2023, 18:39 - atualizado em 05 jun 2023, 18:47
São Carlos
São Carlos vendeu 15 imóveis em seis meses e, em apenas uma operação, o preço de venda foi abaixo do valor de aquisição (Imagem: Divulgação/São Carlos)

São Carlos (SCAR3), empresa controlada pelo trio de acionistas da 3G Capital, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, vendeu mais um ativo. Na sexta-feira (2), a empresa comunicou ao mercado que alienou uma loja de rua em Ubatuba, no litoral paulista, por R$ 13,4 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A loja, de pouco mais de 2 mil metros quadrados, estava alugada para a Lojas Pernambucanas e teve valor de venda 81,8% acima do preço de aquisição, em outubro de 2021.

Com isso, segundo a São Carlos, o cap rate de venda foi de 4,6%, considerando a receita de aluguel esperada dos próximos 12 meses.

São Carlos vende 15 imóveis em seis meses

Contudo, nos últimos meses, a São Carlos chamou a atenção pelas sucessivas vendas de imóveis de seu portfólio.

A empresa encerrou 2022 desfazendo-se de quatro lojas, em dezembro. Foram duas no Triângulo Mineiro, por R$ 26 milhões, e duas no interior de São Paulo, por R$ 43 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os quatro empreendimentos vendidos estavam alugados para a Pernambucanas. E, segundo a São Carlos, as vendas foram 7,5% e 11,4%, respectivamente, acima do valor de compra, em outubro de 2021.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Só este ano, a companhia anunciou oito operações de vendas, envolvendo 11 ativos da empresa, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Desses 11 imóveis, sete eram locados para a Pernambucanas e todos foram adquiridos em 2021. “A demanda de investidores locais por lojas de rua locadas continua”, disse a São Carlos ao Money Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estratégia para levantar R$ 500 milhões

Sendo assim, todas as vendas, incluindo as realizadas em dezembro, somam R$ 557,1 milhões. Segundo a companhia, a ideia é “reciclar ativos é gerar valor”.

No entanto, parece que a estratégia vem dando certo. Apenas a operação envolvendo o icônico edifício João Brícola, no centro de São Paulo, teve seu preço de venda abaixo do valor de aquisição (11,9%). As demais vendas tiveram cifras acima do montante da compra.

“Faz parte do nosso negócio comprar imóveis, fazer retrofit, alugar e depois vender por um valor mais alto. Elas contribuem para a redução das despesas financeiras e melhoram a alavancagem da São Carlos reduzindo a dívida líquida nesse cenário de juros mais altos”, disse a companhia.

No comunicado publicado na sexta-feira, a empresa diz que agora tem 103 imóveis em seu portfólio e valor de mercado de R$ 5,5 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, mesmo com as vendas, entre dezembro do ano passado e o começo de junho, o valor de mercado da São Carlos foi reduzido em R$ 300 milhões.

Entretanto, a São Carlos explica que essas vendas refletem seu foco atual na reciclagem seletiva do portfólio e reforçam a capacidade de gerar valor mesmo em cenários de maior volatilidade de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar