Mercados

A história se repete? Bolha nas ações de Nvidia (NVDA) e IA preocupa investidores; entenda

15 mar 2024, 15:24 - atualizado em 15 mar 2024, 15:24
Bolha Nvidia e IA
Ações de Nvidia (NVDA) e IA podem formar uma “bolha”, de acordo com Citi (Imagem: CanvaPro/ Edição: Marcela Malafaia)

Com a expansão da Inteligência Artificial (IA), as ações da Nvidia (NASDAQ: NVDA), empresa fornecedora de chips, cresceu para o valor de mercado de US$ 2,3 trilhões, disparando as ações em 255% no último ano.

Esse crescimento acelerado da NVDA e das inteligências artificiais, tem levado investidores e especialistas do mercado financeiro a ficarem atentos a uma eventual bolha econômica. De acordo com Christopher Danely, analista do Citi, a situação pode constituir uma bolha, mas vai perdurar até 2025.

“Já vimos isso antes em 1999 e, embora tenha tido um desfecho negativo (e este provavelmente também terá), os valuations podem se manter inflados por mais de um ano, contanto que as projeções continuem a crescer rapidamente”, afirmou. 

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Conhecidas como “bolhas econômicas”, esse fenômeno se caracteriza quando o preço de um ativo excede o seu valor em uma margem exagerada. O “estouro” da bolha ocorre quando o mercado percebe o erro, fazendo com que as ações caiam drasticamente, resultando em prejuízo.

Dois exemplos vistos dessa bolha, foi a Bolha da Internet (1999) e a Crise do Subprime (2008).

Bolha nas ações da Nvidia

A Nvidia é conhecida pela produção de chips e componentes para jogos eletrônicos e gráficos computacionais, desempenhando um papel importante em praticamente todas as tecnologias atuais. Não só isso, a empresa também é responsável pela produção dos semicondutores por trás dos veículos autônomos da Tesla (TSLA).

Com isso, os serviços da Nvidia são fundamentais para infinitas atividades tecnológicas. Contudo, foi após o envolvimento da companhia com o mercado de IA que veio seu crescimento acentuado ao longo de 2023.

Após a ascensão de tecnologias de inteligência artificial, a empresa viu uma procura sem precedentes por seus chips avançados. Com cerca de 80% do mercado de GPUs sob domínio da companhia, segundo estimativas de analistas, a Nvidia tornou-se uma peça-chave nesta nova era de expansão.

Apesar de um aumento nas vendas e bons resultados financeiros, investidores e analistas financeiros começaram a questionar se esse crescimento liderado pela IA é uma bolha especulativa. E, além disso, por quanto tempo as ações da Nvidia e de outros grandes players podem manter tais avaliações.

“Estamos vendo euforia no momento por causa do Fed [Federal Reserve], que quer reduzir as taxas e os mercados estão se antecipando a isso no ouro, criptos, ações e títulos”, declarou o estrategista-chefe de investimentos do Bank of America, Michael Hartnett, à Bloomberg

A persistência da alta inflação e um crescimento levemente moderado, junto com a resiliência dos ativos de risco, “é um sintoma de uma bolha”, de acordo com Hartnett.

Como se prevenir do “estouro”?

Aos investidores, uma das melhores formas de se prevenir dos prejuízos de uma bolha é a diversificação da carteira de investimentos. “Ao distribuir seus investimentos por diferentes tipos de classes, ativos e regiões, você reduz o risco de perdas significativas em uma única alternativa”, aponta a Guide Investimentos.

Em relação às ações já obtidas, monitorar o mercado e conhecer os bens e ativos são cuidados essenciais que os acionistas precisam ter.

“De qualquer modo, tanto para este tópico quanto para o anterior, uma dica valiosa é investir em educação financeira. Quanto mais você souber sobre mercados, segmentos, bens e ativos, mais preparado estará para tomar decisões e fazer boas escolhas para o seu portfólio de investimentos”, destacam.

Por fim, outra forma de se proteger é ter uma reserva de emergência. Em geral, os investimentos defensivos são considerados mais seguros, como títulos do Tesouro Direto. Dessa forma, o investidor evita expor seu portfólio a investimentos que possam gerar perdas ao seu patrimônio.

*Com informações do Investing.com

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar