Coluna
O Melhor do Seu Dinheiro

A jornada ou o destino? Taxa Selic e meta de inflação, privatização da Copel, Petrobras na venda da Braskem e outros destaques do dia

11 jul 2023, 8:19 - atualizado em 11 jul 2023, 8:20
campos neto selic
A jornada precisava continuar e o Banco Central seguiu empenhado em levar o IPCA para o centro da meta (Imagem: Freepik/Agência Brasil)

Há quem diga que o importante é a jornada, não o destino. Mas o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, parece não ter tempo para autoajuda barata. A inflação precisa ficar na meta. Esse é o ponto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Talvez seja uma questão de honra. Desde 2021, quando a autoridade monetária ganhou autonomia formal, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC não consegue chegar ao fim do ano com o IPCA dentro da meta.

Consequentemente, Campos Neto precisou se explicar. Houve choques pelo caminho. Pandemia, guerra, um movimento global de alta dos juros. Em agosto do ano passado, a taxa Selic chegou a 13,75% ao ano — e ali ficou.

Mas a pressão sobre o BC ganhou força com a mudança de governo e o sufocamento de setores importantes da economia. Em março, o IPCA voltou para dentro da meta estabelecida para 2023, que vai de 1,75% a 4,75% ao ano.

Entretanto, a jornada precisava continuar e o BC seguiu empenhado em levar o IPCA para o centro da meta, que é 3,25%. Agora é provável que o destino tenha sido finalmente alcançado. Ficaremos sabendo às 9h, quando o IBGE divulgar os números da inflação de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mediana das estimativas colhidas pelo serviço de notícias em tempo real Broadcast é de que haverá deflação de 0,10% na passagem de maio para junho.

Já no acumulado em 12 meses, a expectativa é de que a inflação oficial no Brasil desacelere de 3,94% em maio para 3,14% em junho, quase exatamente no centro da meta.

E se a jornada vem sendo dolorosa para muitos, o destino está logo ali — o que já leva a uma expectativa unânime entre os participantes do mercado de que o Copom vai começar a baixar a taxa de juros a partir de agosto.

Para ficar por dentro de como o provável retorno da inflação para o centro da meta vai repercutir sobre os seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

SINAL VERDE
Privatização da Copel (CPLE6): acionistas aprovam mudança de estatuto que abre caminho para desestatização.
 Os investidores aprovaram o novo modelo que transforma a empresa em uma corporação durante assembleia realizada ontem, apesar da oposição do BNDES.

QUEM VAI FICAR COM ELA
Vai partir para a briga? Depois da Unipar (UNIP6), Petrobras (PETR4) dá mais um passo no caso da venda da Braskem (BRKM5).
 Estatal dá início ao processo de due diligence. Saiba o que isso significa e o que pode acontecer daqui para frente.

UM BRINDE
Pode apostar na gelada: BofA eleva recomendação da Ambev (ABEV3) para compra e ações estão entre as maiores altas do Ibovespa.
 O banco norte-americano estima que os papéis da cervejeira possam chegar aos R$ 17,50, um avanço de cerca de 17% em relação às cotações atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RENDA EXTRA
Tesouro Direto para aposentadoria atrai mais de 50 mil investidores e mostra que brasileiro quer começar a receber renda o quanto antes.
 O Tesouro RendA+ atingiu R$ 1 bilhão menos de seis meses após o lançamento. Saiba qual a data favorita em que os brasileiros planejam a aposentadoria.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Declínio na Terra do Dragão: Desaceleração da China e alta dos juros nos EUA assustam, mas podem ser positivas para emergentes como o Brasil.
 Para o colunista Matheus Spiess, os investidores estão frustrados com os dados econômicos chineses, incluindo os de inflação, que estão abaixo do esperado.

Uma boa terça-feira para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar