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A nova obra de Morgan Housel, autor de “A Psicologia Financeira”

15 nov 2025, 11:02 - atualizado em 12 nov 2025, 13:24
Dinheiro esquecido
(Imagem: Canva)

Fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido. A nova obra do autor de “A psicologia financeira”, Morgan Housel, é daqueles livros práticos para ler com um lápis ou um marca-texto na mão – se você for desses que, como eu, macula um livro com rabiscos (me julguem!).

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Em “A arte de gastar dinheiro”, Morgan volta ao tema que o consagrou e fala sobre a relação do dinheiro com a psicologia e o comportamento. Mas eu acredito que aqui ele vá um pouco além: ele fala sobre como usamos nosso dinheiro e por que usamos. E descobrir o porquê é o que faz com que a gente repense o uso.

Me explico usando frases que grifei na minha edição:

“Depois de escrever sobre dinheiro por duas décadas, ainda me surpreendo com o quanto a maioria de nós tem dificuldade em saber o que quer do dinheiro e como usá-lo como algo mais do que uma referência de status e sucesso”, diz na paulada da página 13.

“Se você está confuso em relação ao que seria uma vida melhor, uma vida com mais dinheiro é uma suposição óbvia. Mas, às vezes, isso pode mascarar problemas mais profundos”. Esta é a verdade incômoda da página 16.

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Ao longo do texto, o autor fala sobre como a nossa noção de sucesso está ligada ao dinheiro e àquilo que as pessoas têm. E como isso nos faz gastar com coisas de que não precisamos e que nem trarão o que buscamos.

Ele não nega o poder do dinheiro para proporcionar coisas boas. Não é um livro purista nesse sentido. Mas defende o dinheiro – e o ato de gastá-lo – como uma ferramenta que leva à felicidade quando conectada a outras coisas. Um exemplo recorrente no livro: o dinheiro compra uma casa grande – mas você só quer uma casa grande para poder receber mais amigos e familiares (eles, sim, a felicidade).

Eu diria que é um livro contra o gasto por impulso e a favor do controle. Não de maneira radical – não é uma ode aos “mãos-de-vaca”. Mas nos chama à consciência sobre o quanto batalhamos para ganhar e, portanto, como podemos ser mais assertivos ao gastar.

Vou tentar colocar em prática. E um dia conto (se der certo).

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A arte de gastar dinheiro
Autor: Morgan Housel
Editora: Harper Business
Nota na Amazon: 4,7 (de 5)

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Head de Conteúdo do Market Makers
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
leopoldo.rosa@autor.www.moneytimes.com.br
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
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