Tech Times

A revolução Cloud: Como a tecnologia transformou a indústria de jogos

13 dez 2023, 11:50 - atualizado em 13 dez 2023, 12:11
cloud, computação em nuvem, jogos-min
Jogos em nuvem permitem que jogadores acessem e joguem sob demanda, sem a necessidade de hardware ou software caros (Imagem: Bing Create)

A indústria de jogos sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica e, nos últimos anos, a nuvem emergiu como a mais recente mudança de jogo. Os jogos em nuvem permitem que os jogadores acessem e joguem sob demanda, sem a necessidade de hardware ou software caros. Isso levou a uma revolução na indústria, tornando os jogos mais acessíveis do que nunca.

Antigamente comprar um jogo demandava ter o console, esperar o lançamento, participar de uma fila de espera e torcer, caso você tivesse um console mais antigo, para que o jogo que você gostava saísse uma versão para esse console. Outras duas “técnicas” para se conseguir um jogo era pegar emprestado de um amigo ou alugar numa locadora.

Não era fácil. Porém o advento do streaming, que teve sua vanguarda com a Netflix, trouxe o mesmo modelo para jogos nas duas maiores plataformas do mercado. O Xbox da Microsoft, com o Game Pass e seu concorrente direto, o PlayStation da Sony, com a PSN – PlayStation Now. Ambos os serviços são assinaturas mensais ou anuais das quais te dão direito ao acesso aos jogos das empresas num catálogo direto para que você possa usufruir dos principais títulos.

Uma das grandes vantagens disso é o custo reduzidos. Em todos os casos a assinatura, quer seja mensal quer seja anual, sai mais barata que a compra de apenas um jogo. Nem tudo são flores, claro, e o assinante deve pôr na balança os prós e contras de ambas as formas. Comprar um jogo é mais caro, porém, é seu de forma vitalícia, no modelo de assinatura você só tem acesso ao catálogo de jogos enquanto estiver com a assinatura válida, mas o acesso a um catálogo é muito maior do que apenas de um jogo. Essa escolha varia de cada jogador para achar o seu melhor modelos.

  • Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui:

Um outro ponto interessante a se avaliar é a maior acessibilidade. Os jogos na nuvem removem a barreira de entrada para muitos jogadores que talvez não tenham condições de comprar um PC ou console de jogos de última geração. Com jogos na nuvem, tudo que você precisa é de uma conexão decente com a Internet e um dispositivo compatível. No caso do Xbox você só precisa ter, no pior cenário, um aplicativo do serviço e já estará apto a jogar. Ela dispensa o uso do console, algo que já é necessário na PSN do PlayStation.

Essa acessibilidade abriu o mundo dos jogos para um público mais amplo, incluindo jogadores casuais e aqueles com orçamento limitado.

Uma terceira vantagem seria a solução do problema chamado armazenamento. Já se foram os dias de espera de horas para baixar um jogo ou a impossibilidade de download por falta de espaço. Antigamente você precisava escolher bem qual jogo deixaria no seu console e qual deletaria. Com os jogos na nuvem, os jogos são transmitidos diretamente para o seu dispositivo, para que você possa começar a jogar imediatamente. Esta é uma grande conveniência para jogadores que desejam entrar em ação imediatamente.

Quarto ponto muito importante é o desempenho. As plataformas de jogos em nuvem usam servidores poderosos que podem oferecer gráficos e jogabilidade de alta qualidade, mesmo em dispositivos que normalmente não seriam capazes de executar jogos exigentes. Isso significa que os jogadores podem desfrutar de experiências de jogo AAA em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo smartphones, tablets e laptops. O jogo não depende mais do seu hardware e isso traz uma economia ao jogador em sempre ter que dar um upgrade em seus periféricos para ter a melhor experiência possível.

E, por fim, mas não menos importante, a diversificação. As plataformas de jogos em nuvem oferecem uma ampla variedade de jogos para você escolher, incluindo novos lançamentos, títulos populares e até jogos clássicos. Isso significa que há algo para todos os gostos.

Aqui estão alguns serviços de jogos que já ofertam jogos na modalidade de nuvem:

Xbox Game Pass: O Xbox Game Pass oferece uma biblioteca de mais de 100 jogos por uma taxa de assinatura mensal. O serviço está disponível em consoles Xbox, PC e dispositivos móveis.

PlayStation Now: O PlayStation Now oferece uma biblioteca de mais de 800 jogos por uma taxa de assinatura mensal. O serviço está disponível em consoles PlayStation e PC.

GeForce Now: GeForce Now é um serviço de jogos em nuvem da NVIDIA que oferece acesso a uma biblioteca de mais de 1.000 jogos. O serviço está disponível em PC, Mac e dispositivos móveis.

Shadow PC: Shadow PC é um serviço de jogos em nuvem que permite alugar um PC virtual com hardware de última geração. Isso lhe dá a capacidade de jogar qualquer jogo que desejar, independentemente dos requisitos do sistema.

Steam: A Steam é uma plataforma digital de distribuição de jogos eletrônicos desenvolvida pela Valve. Ela possui uma biblioteca de mais de 50.000 jogos. Há uma ampla variedade de jogos para PC, incluindo novos lançamentos, títulos populares e até mesmo clássicos.

A indústria de jogos em nuvem ainda está em seus estágios iniciais, mas está crescendo rapidamente. Os especialistas preveem que o mercado atingirá um valor de mais de US$ 16 bilhões até 2026. À medida que a tecnologia continua a melhorar, podemos esperar o surgimento de serviços de jogos em nuvem ainda mais poderosos e acessíveis no futuro.

A nuvem está revolucionando a indústria de jogos, tornando-a mais acessível, barata e divertida para todos. Com mais jogos e plataformas disponíveis o tempo todo, o futuro dos jogos na nuvem é certo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Analista de suporte na Empiricus
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.
jonatas.souza@moneytimes.com.br
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar