Política

A vantagem de Bolsonaro em relação a Lula em 2026, segundo pesquisa MDA

17 jun 2025, 17:04 - atualizado em 17 jun 2025, 17:04
lula-bolsonaro
(Imagem: montagem/ Reuters/Adriano Machado/ reprodução)

Mais eleitores estariam dispostos a votar em Jair Bolsonaro ou em um candidato apoiado por ele do que em Lula ou num candidato apoiado por ele, revela pesquisa MDA publicada nesta terça-feira (17).

O levantamento apontou que 32,6% dos entrevistados querem votar no ex-presidente, enquanto 30,9% gostariam de votar no petista, e 30,6% preferem um candidato que não seja apoiado nem por Bolsonaro nem por Lula.

Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto Lula pode buscar a reeleição e um quarto mandato na Presidência na eleição marcada para outubro de 2026.

Segundo a pesquisa, caso ambos fossem candidatos, Lula teria 31,7% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro ficaria com 31,1%.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 10,2%, seguido pelos governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 4,8%; de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3,4%, e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Bolsonaro teria 43,9% contra 41,4% de Lula, um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais.

Com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) no lugar de Bolsonaro, Lula tem 30,5%, Tarcísio soma 18,3%, Ciro aparece com 14,6%, seguido de Ratinho Jr (8,1%), Caiado (4,1%) e Zema (4%).

Em um segundo turno, Lula e Tarcísio aparecem em empate técnico, com o petista à frente somando 41,1% e o governador com 40,4%

No caso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, ser o candidato do campo bolsonarista, Lula fica com 31,6%, Ciro soma 14,1% e Eduardo aparece com 13,6%, seguido por Ratinho Jr. (9%), Zema e Caiado (5,9% cada).

Se a candidata bolsonarista for a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula fica com 31,2%, Michelle soma 20,4%, Ciro aparece com 12,5% e Ratinho Jr. (7,7%), Zema (5,2%) e Caiado (5,1%) completam a lista.

Não foi apresentada simulação de segundo turno entre Lula e Eduardo Bolsonaro, entre Lula e Ciro e entre Lula e Michelle.

A pesquisa do instituto MDA, contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ouviu 2.002 pessoas entre os dias 11 e 15 de junho.

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.