AgroTimes

Abdib: Demanda por serviços de infraestrutura recua 0,2% em setembro ante agosto

25 nov 2021, 20:04 - atualizado em 25 nov 2021, 20:24
Importação
“Por fim, o setor portuário sofreu expressiva queda mensal, de 5,31% sem considerar fatores sazonais, efeito da antecipação da safra de soja (Imagem: Ivan Bueno/Portos de Paranaguá)

A demanda por serviços de infraestrutura no País em setembro recuou ligeiro 0,2% na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais, mostra o Índice Abdib-Vallya de Infraestrutura da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os técnicos da Associação, “a relativa estabilidade do indicador foi uma conjugação entre a contínua recuperação do transporte de passageiros e do setor de serviços, ainda influenciados pelo aumento no ritmo de vacinação e a abertura das atividades econômicas, e pela queda no transporte de cargas, o qual, mesmo assim, se encontra em patamar significativamente superior ao período pré-pandêmico”.

De acordo com a Abdib, as variações mensais positivas mais relevantes ocorreram nos setores de energia elétrica e aeroportuário.

O primeiro, importante driver econômico, teve como principais impulsionadores os setores residenciais e de serviços.

Na contramão, o setor industrial apresentou forte queda, um sinal de alerta à economia. Já a alta no setor aeroportuário foi influenciada, principalmente, pelo transporte de passageiros. “Mesmo assim, o setor ainda se encontra em patamares muito aquém do início de 2020, em aproximadamente 50%”, disseram os técnicos da Abdib.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A demanda por serviços de telefonia continua em alta, segundo a Associação.

Chama atenção a grande demanda por banda larga e uma queda relevante na procura por telefonia fixa, fenômenos naturais diante a evolução tecnológica e os impactos da pandemia nos costumes cotidianos.

“Por fim, o setor portuário sofreu expressiva queda mensal, de 5,31% sem considerar fatores sazonais, efeito da antecipação da safra de soja e da redução na exportação de minério de ferro.

Todavia, não se trata de uma notícia necessariamente negativa uma vez que a movimentação acumulada do setor no ano de 2021 ainda se encontra em um nível 9,40% maior que o de 2019″, afirmaram os técnicos da Abdib.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar