Mercados

Mau humor global e Selic frustrante assombram Ibovespa: Índice futuro cai e dólar busca os R$ 4,80

23 jun 2023, 9:10 - atualizado em 23 jun 2023, 9:43
Ibovespa Dólar Selic
Ibovespa futuro amplia as quedas com mercado ainda frustrado com a Selic (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu o pregão desta sexta-feira (23) em queda de 0,53%, cotado aos 120.885 pontos. O dólar, por sua vez, começou a sessão de hoje em alta de 0,49%, a R$ 4,7921. 

Os ativos de risco globais caminham para encerrar a semana em tom de maior aversão ao risco, com queda das bolsas e commodities, alta do dólar e fechamento das taxas nas economias centrais.

“A expectativa por juros mais altos nas economias centrais e a incerteza sobre quais serão os impactos de uma política monetária contracionista na principal economia do mundo estão levando investidores a buscarem uma maior segurança”, dizem os analistas da Guide.

  • Com o balde de água fria do Copom nas perspectivas de corte da Selic, como ficam os setores mais sensíveis à taxa de juros? Uma ação de incorporadora pode abrir oportunidade para ganhar dinheiro com este cenário, descubra qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Em Nova York, às 08h43, os futuros de Dow Jones, S&P 500 Nasdaq recuavam 0,32%, 0,56% e 0,45%, respectivamente.

No Brasil, o mercado segue no anseio pelo corte da Selic já em agosto, após a resposta do Banco Central às críticas duras do governo à sua atuação na política monetária.

A autoridade explicou que o comunicado teria deixado de maneira implícita as portas abertas para uma queda das taxas em agosto – o que eleva o interesse de mercado na Ata do Copom, que sai na próxima terça-feira (27).

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin