Mercados

Ibovespa (IBOV) vai reagir após aprovação da reforma tributária? Índice futuro abre em alta, enquanto dólar cai

07 jul 2023, 9:12 - atualizado em 07 jul 2023, 9:12
Ibovespa
Ibovespa futuro abre em alta, com mercados de olho na aprovação da reforma tributária (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta sexta-feira (7) em alta de 0,41%, aos 119.740 pontos. Já o dólar, por volta das 09h02, recuava 0,04%, cotado a R$ 4,9173.

Na véspera, o Ibovespa teve um pregão negativo e recuou 1,78%, aos 117.425,70 pontos.

A atenção do mercado está voltada para a aprovação da reforma tributária, após mais de 30 anos de debates em relação ao tema. No segundo turno, foram 375 votos favoráveis à proposta de mudança do sistema tributário brasileiro e 113 contrários.

Na avaliação dos analistas da Guide Investimentos, apesar do noticiário local mais positivo, o exterior negativo ameaça seguir contaminando o sentimento e evitando maiores recuperações dos ativos de risco brasileiros.

A agenda econômica está ligeiramente esvaziada, com o destaque nos dados do payroll, o principal relatório de emprego dos Estados Unidos. O consenso do mercado espera a criação de 225 mil postos de trabalho no mês passado, em comparação aos 339 mil de maio.

Analistas da XP Investimentos pontuam que, caso os resultados estejam em linha com as expectativas, é provável que o Federal Reserve (Fed) aumente suas taxas de juros em 0,25 p.p. durante sua reunião de julho.

Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,06% e 0,16%, respectivamente. Já Dow Jones avançava 0,01%.

Os analistas da Guide avaliam que os mercados globais estão caminhando para encerrar a semana em tom de maior cautela, com investidores à espera do payroll após as leituras do ADP e de pedidos de auxílio-desemprego terem reforçado um mercado de trabalho apertado e afastado as chances de o Federal Reserve encerrar o ciclo de alta do juro antecipadamente.

* Com Juliana Américo

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.