BusinessTimes

Ação do Fed teve efeito ‘coercitivo’, diz Howard Marks, cofundador da Oaktree

12 jan 2021, 13:22 - atualizado em 13 jan 2021, 14:06
Marks disse que as máximas atuais dos mercados não combinam com os eventos nos EUA (Imagem: Facebook/Oaktree Capital Management)

As medidas do Federal Reserve tiveram um efeito coercitivo sobre os mercados e obrigaram investidores a migrar para ativos de risco, de acordo com o cofundador da Oaktree Capital, Howard Marks.

“’Isso exigiu que as pessoas investissem, porque não querem ficar com o dinheiro parado”, disse Marks na terça-feira em entrevista à Bloomberg TV. “Não querem títulos do Tesouro a menos de 1% ou títulos com grau de investimento a 2%.”

Mercados globais de crédito e de ações registraram forte recuperação desde março, quando o Fed tomou medidas sem precedentes para estabilizar a economia em meio ao surto de Covid-19.

Isso diminuiu muito a quantidade de dívida distressed, ou em reestruturação, em aberto e ajudou empresas que estavam em dificuldades mesmo antes da pandemia, o que reduziu oportunidades para investidores com foco em valor, como a Oaktree.

Marks disse que as máximas atuais dos mercados não combinam com os eventos nos EUA.

“Por que o mercado está atingindo novas máximas todos os dias se temos esses problemas?”, questiona. “A divisão política no país é terrível, mas o pior, claro, é a pandemia.”

“Se você descreve um indivíduo que não tem grandes necessidades, ele deve realizar algum lucro”, disse Marks. “Se comprou a Tesla há dois anos, deve ter um grande ganho. Provavelmente é uma quantia muito desproporcional de seu patrimônio líquido financeiro”, disse, recomendando reduzir a exposição à ação.

A Oaktree é uma das maiores empresas do mundo que investem em dívidas distressed, com mais de US$ 19 bilhões destinados para crédito de empresas em dificuldades.

O fundo de Los Angeles tem lucrado em tempos de crise econômica, quando os preços dos títulos de empresas em risco de inadimplência são negociados com grandes descontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.