Aceno de Putin pode não valer um bushel, mas tem poder de pressionar trigo e milho

Giovanni Lorenzon
30/05/2022 - 11:05
Mar Negro em Odesa, Ucrânia
Expectativa de liberação de exportações de grãos da Ucrânia, por Odessa, tem poder de pressão nas cotações (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

Mesmo que os acenos de distensão de Vladimir Putin não valham um bushel, ainda mais com Kiev sob fogo cerrado, os deste fim de semana têm algum poder de pressionar o trigo e o milho na reabertura da bolsa de Chicago na terça.

Nesta segunda (30) de feriado nos Estados Unidos os agentes devem estar mastigando a declaração do presidente da Rússia de liberar os grãos ucranianos, dando passagem pelos portos do Mar Negro.

Desde que, na certa, os líderes ocidentais levantassem as sanções contra seu país.

“Caso o mercado caia [com o potencial aumento da oferta], será uma oportunidade para os fundos”, avalia Marcelo De Baco, especialista em trigo, da De Baco Corretora de Mercadorias.

Há o trigo de inverno de ambos os países, apesar de que o encurtamento do disponível pelo efeito da guerra já está “contabilizado”, e o de primavera tem plantio comprometido (especialmente na Ucrânia), concluiu o consultor e trader.

Em relação ao milho, os dois países já estavam com estoques reduzidos da safra de verão anterior – e também com a futura produção prejudicada -, mas o aceno russo pode servir como fator de queda em Chicago, segundo Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.

Na sexta, o trigo consegui um reforço de 1,21%, fechando a US$ 11,57 o bushel, testando uma recuperação depois de seguidas realizações de lucros.

O milho também acrescentou 1,52% às cotações do julho, que vai abrir amanhã a US$ 7,76.

 

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Agro Times no Telegram. Você acessa as notícias do agronegócio em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos temas do mundo agro. Entre agora para o grupo do Agro Times no Telegram!

 

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 30/05/2022 - 11:17

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto