Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações da Localiza, Movida e Unidas têm desconto de até 52%, diz Santander

25/03/2020 - 18:50
Localiza 2
Localiza: empresa é uma das mais descontadas no setor, segundo o Santander (Imagem: Money Times)

Diante da grande volatilidade do mercado de ações, causada pela pandemia de coronavírus, o Santander procurou uma nova abordagem para avaliar as locadoras de automóveis – comparar o preço dos papéis com o valor patrimonial por ação (P/VPA).

A conclusão é que elas estão saindo praticamente pela metade do preço.

Assinado por Pedro Bruno e Lucas Laghi, o relatório observa que, historicamente, a relação P/VPA do setor de locadoras é de 3,4 vezes. Isto é, na média, essas empresas valem o triplo que o seu patrimônio. A pandemia de coronavírus, contudo, reduziu esse múltiplo para apenas 1,7 vez.

Por esse critério, a Localiza (RENT3) e a Unidas (LCAM3) apresentam um desconto de 52%, cada uma, sobre seu P/VPA médio. Já a Movida (MOVI3) estaria 44% abaixo.

Os analistas acrescentam que o múltiplo da Localiza (2,6 vezes) é o menor em quatro anos, apesar da recente aceleração do crescimento e da queda da taxa de juros.

Situação tranquila

Em outra análise, o Santander avaliou a liquidez das empresas. Para tanto, examinou a relação dívida líquida/valor contábil da frota.

Sossegada: Movida é a que apresenta a menor relação dívida/patrimônio (Imagem: Divulgação/Movida)

O banco argumenta que, no caso das locadoras, o valor contábil reflete de maneira justa o valor residual de seus ativos. Além disso, os veículos representam cerca de 95% do patrimônio dessas companhias.

A conclusão é que o setor mantém uma “posição sólida” de liquidez, em relação aos níveis históricos. O banco observa que as locadoras procuram manter uma proporção estável entre dívida e valor da frota, ao redor de 50%.

Isto é, para honrar todos os seus compromissos, seria necessário vender apenas metade de seu patrimônio.

Mesmo com todos os solavancos da pandemia, esse múltiplo está “saudável” para as três empresas: 0,5 vez para a Localiza; 0,5 vez para Unidas; e 0,4 vez para Movida.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Márcio Juliboni - 25/03/2020 - 18:50