Comprar ou vender?

Ações seguem baratas, mas analistas revisarão lucros para baixo, diz XP 

01 set 2023, 17:36 - atualizado em 01 set 2023, 17:39
Ibovespa
Ibovespa caiu 5,1% em moeda local e 8,8% em dólares. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A XP Investimentos disse que as ações brasileiras seguem baratas – com o índice P/L (preço sobre lucro) do Ibovespa a 8,1x contra média histórica de 11x. A corretora reiterou o preço-alvo para o principal índice da Bolsa a 133 mil pontos ao final deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, os analistas Fernando Ferreira e Jennie Lee, que assinam o relatório da XP, esperam por revisões para baixo das projeções de lucro das empresas, após uma temporada de balanços fraca e depois de as projeções de lucros já terem sido revistas para baixo em 3% desde o pico recente.

A temporada de resultados do 2T23 teve contração de 30% no lucro por ação (LPA) do Ibovespa em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo o cenário de juros e inflação em alta.

Sobe e desce do Ibovespa

A XP destacou que o mercado de ações voltou a ver níveis mais altos de volatilidade em agosto, devido principalmente às taxas de juros mais altas globalmente.

A taxa de juros dos títulos do Tesouro americano de 10 anos aumentou em 20 pontos-base no mês passado, tendo até alcançando o patamar de 4,34% – o maior nível desde 2007. “Como resultado, os ativos de risco globais foram impactados, incluindo o Brasil”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa caiu 5,1% em moeda local e 8,8% em dólares.

Para os analistas, a recuperação do crescimento da China segue decepcionando. Segundo a XP, o desempenho no ano de uma seleção de ações brasileiras com alta exposição à China é inferior ao do Ibovespa, mas supera o índice quando se olha para o acumulado desde outubro de 2022.

“Em nossa carteira Top 10, reduzimos ainda mais nossa exposição aos preços do minério de ferro, diminuindo o peso de Gerdau (GGBR4) no portfólio”, contou. A corretorou optou também por aumentar a exposição aos papéis da Petrobras (PETR4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar