AgroTimes

Acordo da Argentina com o FMI acende uma luz para o começo do fim das ‘retenciones’

28 jan 2022, 13:31 - atualizado em 28 jan 2022, 13:42
Argentina
Fluxo de exportações pelos portos argentinos caiu muito desde a implantação do imposto de exportação (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

Para além das expectativas positivas diretas para a cambaleante economia da Argentina, sobram outras indiretas ao agronegócio exportador com o acordo que o governo Alberto Fernández anunciou com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A possibilidade de novos instrumentos para controle de inflação, via redução do déficit e algum grau de expansão pública moderada por um ajuste fiscal menos rígido, segundo as primeiras informações que foram anunciadas, poderão ser o primeiro passo para a eliminação das ‘retenciones”.

O imposto de exportação foi adotado ainda pelo ex-presidente Maurício Macri, penalizando especialmente os setores de soja e derivados, milho e carne bovina. E o atual mandatário deu continuidade e, também, adicionou controles de preços internos para mais de 1,2 mil itens.

Pagando para exportar, o produtor mantinha um pouco mais dos produtos no país, sem ‘importar’, para os consumidores domésticos, os preços internacionais das commodities.

A Argentina perdeu bilhões em divisas e a inflação pouco cedeu, continuando entre as mais altas do mundo. Até novembro, passava dos 45% no acumulado de 2021.

De certo modo, a menor oferta do país nos mercados internacionais também acabou a entrar nos preços, ainda que, no mesmo período, as safras brasileiras e americanas batiam recordes.

O câmbio é outra variável que pode ajudar em parte da recuperação se o acordo com o FMI, que reestrutura a dívida de US$ 40 bilhões, de fato funcionar.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar