Guerra Comercial

Acordo entre Europa e EUA está por detalhes, mas sem garantia que será alcançado

16 jun 2025, 6:32 - atualizado em 16 jun 2025, 6:33
Ursula von der Leyen afirma que um acordo com os EUA está por detalhes (Olivier Hoslet/Pool via REUTERS)

A negociação do acordo comercial entre Europa e Estados Unidos está focado nos detalhes, mas ainda assim não existem garantias que ele será alcançado, afirmou neste domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de uma reunião de líderes do G7 nas Montanhas Rochosas canadenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi dada à jornalistas ao lado do presidente da União Europeia, António Costa, que também discursou pela redução de ruídos entre as partes para que o acordo possa ser fechado.

“Este não é o momento certo para criar incertezas econômicas. Não é o momento certo para gerar problemas no comércio, porque precisamos fortalecer nossa base econômica”, disse Costa.

De acordo com Costa, a Europa e os Estados Unidos devem concentrar-se em como o bloco europeu pode assumir mais responsabilidades na sua defesa e que os dois dias de encontros do G7 são uma oportunidade para discutir “alguns problemas” entre aliados e amigos.

“Como esta [defesa europeia] é a principal questão, devemos evitar introduzir outros temas que enfraqueçam nossa capacidade econômica de assumir uma maior responsabilidade pela nossa própria defesa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou de sua ameaça de impor tarifas de 50% sobre as importações da União Europeia no próximo mês, restabelecendo um prazo até 9 de julho para permitir que as negociações entre Washington e o bloco de 27 países cheguem a um acordo.

A imposição imprevisível de tarifas por Trump ao redor do mundo gerou incertezas entre aliados estratégicos dos EUA e aumentou a pressão sobre a economia global.

“Estamos falando das relações comerciais mais relevantes do mundo, e por isso precisamos proteger isso e focar no que é mais importante: ter um bom acordo entre a UE e os Estados Unidos sobre a partilha de responsabilidades na defesa, disse Costa”
Reforçando os comentários de Costa, von der Leyen afirmou que o G7 deve evitar o protecionismo.

“Essa é uma mensagem importante. Uma mensagem que o G7 pode enviar aos mercados e ao mundo”, disse ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar