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Açúcar “acabado” para exportação, de valor agregado, deverá ter menor participação ainda

16 set 2021, 15:22 - atualizado em 16 set 2021, 15:27
Açúcar
Exportações de açúcar em bags, por contêiner, representa pouco do total exportado pelo Brasil (Imagem: Pixabay)

Apesar de ser o maior produtor mundial da commodity, possuir um grande mercado consumidor, e, portanto, uma indústria de porte, a participação nas exportações do açúcar branco é relativamente pequena.

Esse é o adoçante que conhecemos e consumimos refinado ou parcialmente refinado (cristal).

O Brasil não investiu em exportar valor agregado e se fixou na commodity bruta, concentrada em VHP (very high polarization), embarcada nos porões dos navios e que movimenta os grandes volumes nas transações globais.

Com os grandes compradores mundiais de fora desse nicho de negócio – cotado na bolsa de Londres (ICE Europe) -, os embarques brasileiros do produto, carregado em contêineres, praticamente chegam apenas a países mais pobres, que não construíram uma indústria de refino, e com evidentes limitações de compras.

Em 2020, praticamente englobando a safra 20/21, foram exportados em torno de 4 milhões de toneladas, frente ao volume de 27 milhões/t do açúcar bruto, aproveitando-se também de um momento geral de alta da totalidade de açúcares. A receita foi de US$ 1,36 bilhão, de acordo com dados compilados pela Unica junto aos órgãos oficiais.

Para 2021, e garantindo dentro da safra 21/22, que acabará mais cedo, as vendas externas devem sofrer algum recuo, ante os prejuízos que a quebra excepcional da cana no Centro-Sul distribuirá no mix produtivo.

Além disso, o açúcar bruto, cotado em Nova York, viveu períodos de máximas este ano.

No acumulado do ano, o volume de açúcar branco destinado ao mundo chegou a 2,3 milhões de toneladas, seguindo gráficos disponibilizados no site da Unica.

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Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
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