Adeus, Bolsa: Ações da Santos Brasil (STBP3) deixam a B3 nesta sexta-feira (3)

As ações da Santos Brasil (STBP3) se despedem da bolsa brasileira nesta sexta-feira (3), após a conclusão de compra pela francesa CMA Terminals.
No último mês, a CMA concluiu o leilão da oferta pública de aquisição das ações (OPA) da Santos Brasil ao preço de R$ 14,38 por ação, totalizando R$ 5,23 bilhões. Com a operação, deixa o segmento Novo Mercado da B3 e tem a conversão perante a Comissão de Valores Mobiliários de Categoria A para B.
Dessa maneira, a Santos Brasil não terá mais negociações na B3, mesmo permanecendo uma empresa de capital aberto.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor
A decisão da CMA de realizar oferta pelas ações ordinárias da Santos Brasil visava reduzir custos regulatórios e administrativos, considerando a baixa intenção de novas captações via mercado de capitais e a esperada queda na liquidez dos papéis após a operação.
A liquidação financeira da oferta pública de ações ocorreu em 16 de setembro.
No caso dos acionistas que não venderam suas ações durante o leilão, há um prazo de até três meses para se desfazer dos papéis, ou até que seja aprovado um resgate compulsório pelo mesmo preço por ação pago na oferta, atualizado pela taxa Selic e abatidos eventuais dividendos, juros sobre o capital próprio, grupamento de ações e valores de quaisquer outras distribuições.
*Com Estadão Conteúdo