Adeus, óculos? O novo colírio aprovado que promete resolver o problema da vista cansada
A cena é familiar: afastar o celular para ler uma mensagem ou puxar o braço para enxergar um rótulo no supermercado. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, 1,8 bilhão de pessoas no mundo têm dificuldade para enxergar de perto. Agora, esse problema — e o uso de óculos — pode estar com os dias contados.
A agência reguladora dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o VIZZ, um colírio à base de aceclidina que promete melhorar o foco e reduzir os efeitos da presbiopia, a popular “vista cansada”.
Esse “fim”, no entanto, é temporário.
Como funciona o colírio que promete melhorar a vista cansada
A partir dos 40 anos, a presbiopia se torna comum: a lente natural do olho perde elasticidade e dificulta o foco de perto. O novo colírio atua ao contrair a pupila, o que aumenta a nitidez para curta distância.
VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual
Em entrevista veiculada pela Rede Globo, o CEO da LENZ Therapeutics, fabricante do produto, Eef Schimmelpennink, explicou: “Este produto é baseado em uma molécula chamada ciclidina, que tem sido usada por 40, 50 anos para tratar glaucoma. Como efeito colateral, percebiam que ela diminuía a pupila e, com isso, a visão de perto melhorava.”
Essa molécula, usada há décadas no tratamento do glaucoma, chamou a atenção após médicos notarem justamente esse efeito colateral. A partir disso, a indústria farmacêutica isolou e ajustou sua formulação para uso específico na presbiopia. A lógica é parecida com o que acontece quando a luz do sol bate nos olhos e a pupila se fecha, melhorando o foco de perto.
O colírio não resolve o problema de forma definitiva. O uso é diário: após aplicado, começa a agir em 15 a 20 minutos e oferece cerca de 10 horas de visão limpa e focada, dispensando temporariamente os óculos.
Em 41% dos testes, os usuários também relataram melhora na visão de longas distâncias.

Efeitos colaterais e preço
De acordo com a empresa, os efeitos colaterais mais comuns — relatados em pouco mais de 5% dos casos — incluem irritação no local da instilação (20%), visão turva (16%), vermelhidão ocular (15%) e dor de cabeça (13%).
O VIZZ é o primeiro e único colírio à base de aceclidina aprovado para tratar presbiopia.
Por enquanto, o produto está disponível apenas nos Estados Unidos. A caixa, com doses para 25 dias, custa cerca de R$ 420, e a venda é feita somente com prescrição médica.