Agenda

Enquanto Payroll reforçou ‘pouso suave’ nos EUA, mercado brasileiro aguarda por IPCA de setembro; confira a agenda da semana

06 out 2024, 14:00 - atualizado em 04 out 2024, 16:51
Banco Central, Agenda, Economia, Mercados, Brasil, EUA, IPCA, Fomc, CPI
Após Payroll, semana será marcada IPCA e CPI (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

Na última semana, o mercado acompanhou os dados mais recentes do payroll, o principal relatório de empregos dos Estados Unidos. Em setembro, os EUA criaram 254 mil vagas, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho na sexta-feira (4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados do payroll do mês passado aceleraram frente à leitura de agosto, quando a economia norte-americana abriu 142 mil postos de emprego. O resultado ainda ficou bem acima das expectativas do mercado, que esperava a criação de 147 mil vagas.

Os dados vão ao encontro das demais leituras de emprego dos EUA, divulgadas mais cedo nesta semana. No Jolts, o número de vagas subiu de 7,711 milhões para 8,04 milhões entre julho e agosto e, no relatório da Automatic Data Processing (ADP), os postos do setor privado foram de 103 mil para 143 mil.

O economista sênior do Inter, André Valério, lembra que o Federal Reserve (Fed) tem mostrado grande preocupação com o mercado de trabalho, cuja taxa de desemprego chegou a atingir 4,3%.

Isso, segundo Valério, deu gatilho à Regra de Sahm, que antecipa recessões na economia americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, essa regra nunca foi ativada com pedidos de seguro-desemprego tão baixos. “Ontem, os dados de seguro-desemprego indicam que foram requeridos 225 mil novos seguros, patamar historicamente consistente com uma economia saudável”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPCA, CPI e mais: veja o que esperar para esta semana

O mercado começa mais uma segunda-feira (07) no aguardo do habitual Relatório Focus, além da divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de setembro.

Já na terça-feira (08), os investidores recebem o Índice de Produção e Vendas de Veículos, referentes ao mês de agosto. Na quarta-feira (09), além dos dados de Fluxo Cambial Estrangeiro, o mercado também recebe o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a prévia da inflação oficial do Brasil.

Enquanto o Índice de Vendas no Varejo é o único indicador da quinta-feira (10), o Índice de Crescimento do Setor de Serviços fecha a sexta-feira (11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na agenda internacional, os investidores se preparam para uma semana ‘mais calma’, após importantes dados do mercado de trabalho. Na semana terá dados como: Crédito ao Consumidor dos Estados Unidos, Índice de Tendência de Emprego, CPI, Índice Michigan de Percepção do Consumidor e as Atas da Reunião do FOMC.

Compartilhar

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.