AgroTimes

Agricultura busca soluções para apoiar produtor afetado por estiagem, diz Tereza

13 jan 2022, 17:55 - atualizado em 13 jan 2022, 18:05
Tereza Cristina
Tereza Cristina citou estimativas de perdas de cerca de 8 milhões de toneladas de grãos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quinta-feira, 13, em Cascavel (PR), durante visita às áreas castigadas pela estiagem, que não existe solução mágica para a adversidade climática. “Não trazemos financiamento novo, mas vamos buscar soluções e alternativas”, afirmou ela a agricultores. “Não vim com solução mágica. Estamos fazendo levantamento (sobre perdas) com muita calma e equilíbrio”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tereza Cristina citou estimativas de perdas de cerca de 8 milhões de toneladas de grãos, em virtude do tempo seco. “Vamos checar melhor esses números. Temos de pensar como vamos ter milho, farelo de soja, óleo, para manter a agroindústria”, comentou.

A ministra acrescentou que é preciso se antecipar aos fatos, referindo-se à iminência de plantio da safrinha de milho. “Precisamos resolver como vai ser o plantio da safrinha. Não temos mais tempo. Precisamos de soluções com agilidade para plantar na hora certa”, disse. Uma alternativa em discussão é a prorrogação da isenção de PIS/Cofins na importação de milho. “Lá em dezembro já discutíamos isso”, informou.

Também tem sido analisada a criação de fundo para o setor, que seria aplicado em casos emergenciais. Isso garantiria “mais segurança, inclusive para seguradoras”, explicou a ministra.

Tereza Cristina visitará ainda, entre esta quinta e a sexta, a região de Ponta Porã (MS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana que vem, ela disse que vai a Minas Gerais, Estado afetado pelas chuvas, onde muitos pequenos produtores foram prejudicados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar